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FUMAÇA BRANCA Aquela  fumaça que sai do motor quando o ponteiro de temperatura está lá nas  alturas nada mais é do que um superaquecimento, provocado pelo  desequilíbrio entre o calor produzido pelo motor e a capacidade de  absorção pelo sistema de refrigeração. Ou seja, o sistema é responsável  por absorver e dissipar o excesso de calor gerado pelo motor.
MENOS DESGASTE  Alguns motoristas acham que, quanto mais frio o motor trabalhar, melhor  é. Ledo engano. Os motores são projetados para operarem dentro de uma  faixa de temperatura ideal, na qual sofrem menor desgaste, oferecem  melhor rendimento e o óleo lubrificante fica com a viscosidade correta.  Em temperaturas mais baixas, o desgaste das peças móveis é grande. Nas  temperaturas muito altas, elas chegam a fundir.
CALOR COM CALOR  Se o motor do seu carro superaquecer num local difícil de parar ou  perigoso, o que fazer? Bom, para os veículos que têm sistema de  aquecimento, existe uma medida paliativa (para chegar até um local  seguro). Basta ligá-lo no ponto máximo da ventilação forçada. Quando o  motorista liga este sistema, a água quente que sai do motor passa a  circular também pelo “trocador de calor” (radiador) do sistema de  ar-condicionado/aquecimento, para liberar calor para dentro do  habitáculo, e sai com uma temperatura mais baixa para regressar ao bloco  do motor, aumentando as chances de reduzir o superaquecimento.
 
CONTROLEA válvula  termostática é responsável pelo controle da temperatura de operação do  motor e, consequentemente, do sistema de refrigeração. Suas funções são:  fazer com que o motor alcance o mais rápido possível a temperatura  ideal de funcionamento e tornar mais uniforme a temperatura de trabalho  do motor, evitando variações bruscas. Como este componente costuma  emperrar, alguns mecânicos, por desconhecimento ou por comodismo,  simplesmente o retiram. Com isso, o motorista acaba acreditando que está  tudo bem, mas, na verdade, o motor do seu carro vai funcionar numa  temperatura abaixo da ideal, aumentando o desgaste dos componentes  móveis, o consumo de combustível e a poluição. O correto é substituí-la.
CEBOLÃO FAZ CHORAR  Uma das peças do sistema de refrigeração tem o apelido de “cebolão” e  pode fazer o motorista chorar, pois ela comanda a ventoinha (aquele  ventilador que fica atrás do radiador) e, se não desempenhar direito  este papel, o motor vai superaquecer. Para saber se isso está ocorrendo,  deixe o motor funcionar por alguns minutos em marcha lenta. A ventoinha  deve ser acionada antes que a temperatura suba acima do normal. Também é  importante conferir a fiação e os contatos elétricos de comando do  cebolão, assim como o motor elétrico de acionamento da ventoinha. 
TEM QUE TER ADITIVO  De algumas décadas para cá, os motores não usam apenas água no sistema  de refrigeração, pois operam numa faixa de temperatura mais elevada.  Eles precisam de uma mistura de água e aditivo (à base de etileno  glicol), na proporção indicada pelo manual do fabricante do veículo.  Esse aditivo aumenta o ponto de ebulição e tem propriedades antioxidante  e anticongelante. Se a proporção não estiver correta, o motor pode  superaquecer em caso de trânsito lento, ar-condicionado ligado, subidas  de serra etc. O sistema deve ser limpo e sua água trocada em média a  cada 30 mil quilômetros. Compre apenas produtos de qualidade, para  evitar problemas de superaquecimento e corrosão interna das câmaras de  água. Confira o nível de água do reservatório de expansão pelo menos uma  vez a cada 15 dias.
PRESSURIZADO Os sistemas de  refrigeração trabalham “pressurizados”, ou seja, com uma pressão interna  maior do que a externa (ambiente). Isso evita que a água ferva a 100  °C, formando bolhas que vão prejudicar o funcionamento da válvula  termostática, do cebolão e da bomba d’água. A peça responsável pela  manutenção da pressão correta é a tampa do reservatório, que dispõe de  uma válvula que se abre quando a pressão é muito alta. Não abra a tampa  com o motor quente, pois o vapor pode causar queimaduras. Se tiver que  abrir, espere esfriar um pouco e faça-o bem devagar, de modo que a  pressão caia lentamente.
ÓLEO TAMBÉM REFRIGERA Muita gente  pensa que o óleo tem apenas a função de lubrificar. Errado, ele também  desempenha a função de refrigerar o motor. E essa tarefa se torna ainda  mais fundamental nos propulsores mais modernos, que operam em  temperaturas bem mais elevadas. Portanto, cuide bem do lubrificante,  trocando-o de forma correta.
JUNTA QUEIMADA Em alguns  casos, o superaquecimento é causado por uma junta de cabeçote queimada,  que provoca perda de água e despressurização do sistema.