UAI

Tata apresenta um crossover na Índia

A marca indiana levou o Aria ao Auto Expo, o Salão de Automóveis de Nova Déli

Publicidade
Foto:

No Auto Expo de 2008, o Salão de Automóveis de Nova Déli, a Tata arrebatou a atenção de todos com o Nano, um carrinho com a proposta de ser o carro mais barato do mundo. Na edição 2010 do evento, que abriu as portas ao público ontem, a marca indiana apostou no crescimento da sua linha. Para tal a marca investiu em um novo segmento: o de crossoveres, veículos que mesclam o conforto de um carro de passeio com alguma capacidade no fora-de-estrada. Batizado como Aria, o novo veículo multiuso da marca tem um desenho contemporâneo, com faróis alongados e lanternas verticalizadas.

O Aria tem capacidade para 7 passageiros, acomodados em três fileiras de assentos. O motor é um quatro cilindros turbodiesel com 2,2 litros e injeção direta do tipo ?common rail?. O propulsor gera 140 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Há opção de tração 4X4 do tipo sob demanda, que envia a força para o outro eixo apenas quando necessário, de acordo com o terreno.

A lista de equipamentos é bem recheada. Há ar condicionado conta com duas zonas de ajuste e saídas de ar para todas as fileiras, GPS integrado ao painel, trio elétrico, direção assistida, volante multifuncional, controle de cruzeiro e som com CD/MP3 e sistema surround. A lista de itens de segurança vai além do previsível, e traz seis airbags, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, este um equipamento inédito entre os modelos indianos. O Aria será a arma da Tata para enfrentar a Toyota, atual líder no segmento dos veículos multiuso ? MPV, Multi Purpose Vehicle ? na Índia. Embora a marca ainda não tenha definido o preço do modelo, que será lançado no segundo trimestre do ano no país, espera-se um valor médio de 900.000 rúpias, o equivalente a R$ 33.500.

Toyota apresenta o seu novo modelo brasileiro em Nova Déli!.

Honda antecipa o conceito de seu novo compacto!.

Leia mais sobre o Auto Expo 2010!.