A LUXGEN é uma nova companhia automotiva taiwanesa, uma "newcomer" que mal apresentou o seu modelo de estréia no mês passado e já revelou o seu segundo carro, na verdade um SUV. Nos moldes do original, o utilitário esportivo foi batizado simplesmente como LUXGEN7. O modelo ostenta um estilo moderno, com faróis que lembram os utilizados no sul-coreano Hyundai i30, capô envolvente e grade rebaixada, com barras em cascata. O perfil tem o estilo dinâmico dos crossovers modernos, que tentam emular o ar de um cupê de quatro portas. No final, a sensação é de que o LUXGEN SUV é menor do que parece, dada as generosas medidas de 4,8 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,76 m de altura, o que deve dar bastante espaço para os sete passageiros.
Tal como a minivan revelada em maio, o utilitário esportivo ostenta alguns itens tecnológicos curiosos. Como a tampa traseira elétrica, que tem um modo de abertura intermediário para lugares confinados. Mas o mais curioso é o assento do motorista com dispositivo anti-roubo. Para acioná-lo o motorista deve apertar o botão durante três segundos, antes de trancar o carro. Feito isso, o banco se move adiante e fica comprimido junto ao volante, impedindo que qualquer pessoa tenha acesso ao posto de condução. Os bancos também chamam atenção pelo conforto, podendo ser equipados com dispositivos de aquecimento e de ventilação, além de massageador embutido e também regulagens elétricas, incluindo a de suporte lombar. Em matéria de segurança, são de série airbags frontais e freios ABS com EBD. Como opcionais, airbags laterais e do tipo cortina, além de controle de tração e de estabilidade.
Olhos de águia
A minivan LUXGEN7 também cedeu o computador de bordo Think+, desenvolvido em conjunto com a fabricante de smartphones HTC. O sistema é multifuncional e envolve reprodução de arquivos de áudio e de vídeo, GPS e todo o resto. Mas a grande bossa é o dispositivo de visão noturna por meio de infravermelho, projetado em uma tela no console central. O Eagle View+ (ou visão de águia), impressiona pelo conjunto de câmeras que permite visualizar o entorno do carro em 360º, o que será muito útil para estacionar o grandalhão ou evitar uma colisão em transferências de pista.
A marca ainda não revelou especificações de motorização, apenas adiantou que o modelo é equipado com um câmbio automático de cinco marchas da Aisin, com mudanças sequenciais de marchas, associado ao sistema de tração integral. É possível que o SUV seja equipado com o mesmo quatro cilindros 2.2 a gasolina com turbocompressor, um motor capaz de gerar 177 cv de potência a 6 mil giros e 28 kgfm de torque entre 2.500 e 4 mil giros. O preço é convidativo: o utilitário parte de 838 mil dólares taiwaneses e chega aos 1.148.000 dólares, algo entre R$ 47 mil e R$ 65 mil. De acordo com a LUXGEN, os resultados no mercado de Taiwan tem sido positivo. Naquela parte da China, a marca já ultrapassou em volume de vendas a marca Hyundai.
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