UAI

Suzuki lançará sua primeira moto elétrica em 2024

Pelo menos, esta é a promessa da montadora, mas, infelizmente, o Brasil não estará incluso inicialmente no lançamento

Publicidade
A V STROM 650 (modelo a combustão) é, hoje, uma das motos mais vendidas da Suzuki
A V STROM 650 (modelo a combustão) é, hoje, uma das motos mais vendidas da Suzuki Foto: A V STROM 650 (modelo a combustão) é, hoje, uma das motos mais vendidas da Suzuki

A Suzuki anunciou oficialmente o plano de eletrificação que pretende colocar em prática nos próximos anos. Nele, está incluída a primeira motocicleta elétrica, a qual a fabricante prometeu lançar já no ano que vem. 

Segundo a Suzuki, a moto, alimentada por bateria, será uma de pequeno ou médio porte, focada para o transporte diário e urbano. Demais detalhes de design e ficha técnica não foram divulgados.

Ao mesmo tempo, para as motos de maior cilindrada, destinadas normalmente às práticas esportivas e de lazer, a Suzuki afirmou estar considerando, a longo prazo, a adoção de combustíveis neutros em carbono. Isso pode incluir, por exemplo, o hidrogênio, combustíveis sintéticos, entre outros.

O plano de eletrificação da Suzuki não inclui o Brasil

O plano da Suzuki é alcançar a neutralidade de carbono em diversas regiões do planeta. Para o Japão e a Europa, a meta é que isso se torne realidade até 2050, e para a Índia, até 2070.

A América do Sul, por sua vez, não está, aparentemente, inclusa nos planos. Por isso, ao que tudo indica, a primeira moto elétrica da Suzuki – pelo menos inicialmente – não virá ao Brasil.

Além disso, sabe-se que, atualmente, o catálogo da Suzuki no Brasil se concentra em motos maiores (de maior cilindrada). Para esses modelos, como mencionado anteriormente, a fabricante ainda não revelou ideias concretas referentes à eletrificação.

Oito modelos elétricos devem ser lançados até 2030

Além do modelo prometido para 2024, a Suzuki afirmou também que, até 2030, oito motocicletas elétricas devem estar disponíveis no mercado.

Dessa forma, a montadora pretende atingir 25% das vendas representadas por veículos de duas rodas a bateria.

Carros elétricos também fazem parte do plano

A estratégia de eletrificação da Suzuki também se estende aos carros.

No Japão, a montadora afirmou que os EVs começarão a chegar já neste ano. Na Europa e na Índia, em 2024.

Mais uma vez, o Brasil não foi mencionado no calendário de lançamentos de carros elétricos da Suzuki.

Você conhece o canal do VRUM no Youtube? Clique aqui para conferir vídeos de testes, dicas do Boris e muito mais sobre o mundo automotivo…

https://www.youtube.com/watch?v=HBMe_MhQFjw