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Substituto do Cruze? Conheça novo SUV que a Chevrolet deve produzir na Argentina

Modelo pode começar a ser produzido na América do Sul a partir de 2024

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Chevrolet Trax já está à venda nos EUA
Chevrolet Trax já está à venda nos EUA Foto: Chevrolet Trax já está à venda nos EUA

A gama Cruze está com os dias contados. Informações reveladas pela imprensa da Argentina, onde o hatch e o sedan são produzidos, indicam que a linha chegará ao fim em novembro deste ano. Vale lembrar que esses modelos não têm sucessores diretos: em outros mercados, a Chevrolet os substituiu por um novo SUV. E, ainda segundo publicações do país vizinho, isso deve ocorrer também por lá.

O novo SUV em questão tem identidades variadas: a Chevrolet o chama de Trax na América do Norte e de Seeker na Ásia. Porém, trata-se do mesmíssimo veículo, que tem porte médio, maior que o do Tracker nacional. Assim, caso as informações se confirmem, o modelo será concorrente direto de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

O posicionamento do modelo nos Estados Unidos reforça essa hipótese. Naquele país, ele é o SUV mais acessível da Chevrolet (vale lembrar que o novo Tracker não é vendido por lá). Tanto o porte quanto o preço estão em um patamar inferior ao do Equinox, estratégia que pode se repetir tranquilamente na América do Sul.

Como é o novo SUV da Chevrolet?

De acordo com o site Carscoops, que já o avaliou, o espaço interno é muito generoso, inclusive no banco traseiro. O habitáculo amplo é um reflexo das medidas externas, que são igualmente generosas. Confira algumas das medidas do SUV:

  • Comprimento: 4,54m
  • Distância entre eixos: 2,70m
  • Largura: 1,82m
  • Altura: 1,56m
  • Distância em relação ao solo: 18,6cm

Sob o capô, o novo SUV da Chevrolet emprega um motor 1.2 turbo de três cilindros. Trata-se, grosso modo, da mesma unidade que, no Brasil, equipa Tracker e Montana. No entanto, há uma diferença significativa: nos Estados Unidos, o cabeçote recebeu um sistema de injeção direta, enquanto a versão local utiliza um sistema indireto. Com isso, a potência é maior, saltando de 132cv para 139cv.

Existe ainda a possibilidade de que, na Argentina, o modelo receba uma motorização mais potente, ao menos como opção. Isso, porque a Chevrolet fabrica, no país vizinho, a unidade 1.4 turbo que equipa a linha Cruze. Faria sentido, já que, nos Estados Unidos, o SUV é modelo de entrada, enquanto aqui ele ocupará um patamar elevado e terá rivais mais potentes. Mas, por enquanto, nada está confirmado.

No mais, o conjunto mecânico do novo SUV utiliza o já conhecido câmbio automático de seis marchas da Chevrolet. A tração é sempre dianteira: não há opção de sistema integral. Já as suspensões seguem a tradicional fórmula de arquitetura do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira.