UAI

Subaru não fabricará elétricos nos EUA; McDonalds é o motivo

Salário pago pela rede de fast food pode estar desencorajando trabalhadores a encararem um turno na linha de montagem da marca japonesa

Publicidade
McDonalds na Indiana paga de US$ 20 a US$ 25 por hora a seus funcionários
McDonalds na Indiana paga de US$ 20 a US$ 25 por hora a seus funcionários Foto: McDonalds na Indiana paga de US$ 20 a US$ 25 por hora a seus funcionários

Apesar da nova política americana que oferece incentivos fiscais para os fabricantes produzirem carros elétricos nos Estados Unidos, a Subaru parece não ter sido convencida a aderir à tal tendência… E a culpa por isso, ao contrário do que muitos podem pensar, não é do governo americano, é do McDonalds!

Subaru Solterra elétrico visto da diagonal frontal.
Solterra é o único modelo elétrico da Subaru; ele não será produzido nos EUA

Mas o que a rede de fast food tem a ver com a produção de veículos elétricos pela Subaru?

O que acontece é que, em Indiana, estado dos EUA onde a Subaru já possui um polo produtivo, os trabalhadores do McDonald's ganham de US$ 20 a US$ 25 por hora (referente a meio turno de trabalho), o que, aparentemente, está acima do orçamento da montadora. 

Sendo assim, competir por esses funcionários seria inviável, já que a conta para a contratação deles em condições salariais à altura da rede de fast food não fecharia.

Foi isso o que revelou Tomomi Nakamura, CEO da Subaru, para o site Automotive News

“Se fôssemos construir uma nova fábrica, seria muito difícil contratar novas pessoas para isso. Os custos trabalhistas estão subindo agora. É bastante desafiador para nós garantir trabalhadores para nossa fábrica em Indiana, incluindo os de fornecedores”.

Tomomi Nakamura

Mas, de qualquer forma, é estranho pensar que os custos de um trabalhador que monta um carro de, em média, US$ 45 mil, sejam iguais (ou, pelo visto, menores) do que aquele que monta um hambúrguer de US$ 5... Não é?

Fábrica corre risco de recessão

Segundo o CEO, já está difícil manter os atuais funcionários da fábrica da Subaru em Indiana. Por isso, ele reconhece o risco de uma desaceleração, apesar de ter pontuado que a demanda por veículos Subaru continua robusta.

A Subaru tem cerca de 48.000 pedidos pendentes nos EUA e está lidando com um estoque de 10 dias. Ao mesmo tempo, o aumento dos custos trabalhistas no país e a inflação complica ainda mais esse cenário.

https://www.youtube.com/watch?v=gIJgIkRpQOA