UAI

Subaru cria Impreza WRX STI mais brabo

Batizada como R205, a versão ganhou mais poder de fogo, com 320 cv de potência, além de ajustes dinâmicos

Publicidade
Foto:

A Subaru Tecnica International, mais conhecida pela sigla STI, representa a divisão de alta performance da marca japonesa. Longe de incrementar os seus carros com motores ultra potentes como as divisões de marcas como BMW e Mercedes-Benz, o "braço" é responsável pelo aprimoramento constante dos produtos da Subaru, que ganham em equilíbrio dinâmico e também em rendimento. Como é o caso do Impreza WRX STI, que foi alvo de mais um aperfeiçoamento. A nova versão, batizada como R205, se vale de todas as modificações promovidas pela STI na versão WRX STI spec C, exibida em 2009. O tradicional motor 2.0 de quatro cilindros contrapostos – boxer – recebeu um novo turbocompressor, unidade de controle eletrônico do motor reprogramada e um escapamento esportivo, menos restritivo. Com essas alterações, o bloco passou a render 320 cv, com 43,9 kgfm de torque, contra 309 cv e 40,1 kgfm do propulsor original, do WRX STI.

Veja mais fotos do Subaru WRX STI R205!

Mais do que pelo rendimento, o Subaru Impreza WRX STI R205 chama a atenção pelo equilíbrio dinâmico. A marca afirma que desenvolveu essa versão de acordo com a experiência adquirida pela participação do modelo nas 24 Horas de Nürburgring, um circuito longo onde todas as condições de pista estão condensadas. O esportivo conta com amortecedores especiais, freios Brembo a disco ventilados - com pinças de seis pistões na frente e quatro pistões atrás - , rodas de alumínio aro 18 com pneus 245/40 e estabilizador frontal que, junto com a tração integral, garantem muita aderência. A transmissão é a manual de seis velocidades, com relações curtas. Tudo para justificar o "R" de "Road Sport".

Além dos números superiores, a nova versão promete um equilíbrio dinâmico aprimorado



Como toda série limitada, o Impreza WRX STI R205 é repleto de detalhes exclusivos, como uma grade frontal pintada em preto, spoilers frontal e traseiro em preto, emblemas com o nome da versão por toda a carroceria – e também no interior. A edição especial, com produção limitada a 400 unidades, foi destinada para o Japão. No país do "Sol nascente", esse Subaru muito especial conta com um preço sugerido de 4.510.000, cerca de R$ 82 mil. A versão STI do Impreza começou a ser trazida para o Brasil quando a nova geração desembarcou em 2008, e é vendida atualmente por R$ 219.900, contra R$ 115 mil pedidos pelo WRX hatch.