UAI

Subaru cria conceito híbrido

Batizado como Hybrid Tourer Concept, o modelo conta com motor 2.0 turbo e dois geradores elétricos

Publicidade
Foto:

Julio Cabral

Após investir na propulsão a diesel, a Subaru dá mais uma mostra de compromentimento com soluções amigáveis ao meio ambiente. Ao menos é que o novo carro conceito Hybrid Tourer representa. O modelo se vale de soluções já utilizadas por outros Subaru, como o propulsor boxer – de cilindros contrapostos – 2.0 com turbocompressor e injeção direta. A unidade a gasolina repassa a força para as rodas dianteiras. Mas, dentro da linha ecológica, utiliza dois motores elétricos: um dianteiro capaz de gerar o equivalente a 13 cv e outro traseiro com 27 cv. Este último pode movimentar sozinho o veículo em baixas velocidades, ou trabalhar em conjunto com os outros dois motores para melhor performance.

A transmissão fica por conta de um câmbio automático do tipo CVT. Sem necessidade de um túnel de transmissão para repassar a força para o eixo traseiro, o piso é completamente plano, o que melhora o conforto dos passageiros de trás.

 

O estilo é futurista, com enormes portas com abertura para cima, tipo “asa de gaivota”, que dão acesso também aos bancos traseiros. A parte dianteira é agressiva, com uma grade projetada para a frente e faróis em LEDs, enquanto a traseira com lanternas afiladas e largas colunas lembra curiosamente o Alfa Romeo Brera. As dimensões são generosas, com 4,63 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,42 m de altura. Mas o espaço é dividido entre apenas quatro passageiros.