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Stark - Forte na poeira, bom de asfalto

Empresários catarinenses montaram, em Joinville, a TAC, uma fábrica que inicia em 2009 a produção de um sofisticado jipe, com chassi tubular e carroceria de plástico

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Inicialmente serão produzidas 12 unidades mensais, mas objetivo é chegar a 100

De São Paulo (SP) - "Alô, é da TAC? Aqui é do Paquistão e queremos comprar seu jipe."

Essa foi uma entre muitas ligações de empresas brasileiras e internacionais interessadas em comprar um jipe que ainda não existe. Ou melhor, o Stark (forte, em alemão) existe, mas como protótipo, pois será fabricado em série só a partir de 2009.

Conheça o Troller T4, um dos concorrentes do TAC Stark!

TAC são as iniciais de Tecnologia Automotiva Catarinense, uma empresa com mais de 80 sócios investidores, que decidiram produzir um jipe na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

Desde a idéia inicial, em 2002, e a apresentação do primeiro protótipo, no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2006, foram dezenas de estudos, projetos e planejamentos.

Modelo tem linhas robustas, enfatizadas pelos pára-lamas salientes e estepe


O presidente da empresa é Adolfo Cesar dos Santos, que explica como surgiu o Stark:

"O Toyota Bandeirante estava em fim de linha em 2002 e nossa idéia era produzir um substituto. Ou seja, um jipe forte, durável e barato, que custaria hoje na faixa de R$ 45 mil. Depois de muito pesquisar o mercado, descobrimos que o brasileiro não quer só um 'pau para toda obra', mas um veículo off-road sofisticado, bonito, com suspensão macia, direção hidráulica, ar-condicionado e outros mimos, que rode bem na cidade durante a semana, mas que seja valente na trilha radical do fim de semana. E que tenha um bom mercado, mesmo custando na faixa de R$ 70mil a 80 mil".

Guinada Outra guinada no projeto foi o motor: os primeiros protótipos tinham motor VW AP 2000, a gasolina. Mas as pesquisas apontaram que mais da metade dos clientes em potencial preferem o diesel. Foi aí que entrou a FPT (Powertrain Technologies, do grupo Fiat) na jogada, que decidiu fornecer seu motor S23 para o jipe catarinense.

Um projeto bem elaborado somado ao estilo ousado e mecânica baseada em componentes de padrão internacional foram suficientes para badalar o Stark. E a TAC já tem uma pilha de pedidos do jipinho. Além do Paquistão, vieram, entre outras, ligações do Caribe, Grécia e Espanha, principalmente de hotéis do tipo resorts.

Premiado
O Stark será novamente exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, a partir de 30 de outubro, dessa vez em sua configuração definitiva. O planejamento da TAC prevê o início de sua produção no começo de 2009, com 12 unidades mensais até atingir 100 jipes por mês. A embreagem e caixa de marchas serão as mesmas do Daily (picape da Iveco) e o eixo traseiro é Dana, com tração nas quatro rodas e caixa redutora. A carroceria é feita de material composto (plástico) e o chassi é tubular.

Idealizado pela Questto, o design foi premiado várias vezes no Brasil e até nos EUA.

FPT estréia S23 no Stark
A Powertrain Technologies (FPT) é uma das maiores fabricantes de motores do mundo, com 16 fábricas na Europa e na América Latina. Além de produzir para outras empresas do grupo Fiat, a FPT é fornecedora também da Ford, PSA, Tata, Suzuki, Daewoo, Mitsubishi, GM, entre outras.

O motor S23 tem 2,3 litros de cilindrada, 127 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. Componentes de alumínio baixaram seu peso para apenas 220 kg. Uma de suas vantagens é que, além de atender as exigências atuais de emissões no Brasil (Euro III), ele já está predisposto às novas normas Euro IV e Euro V. É da mesma família do motor que equipa a Iveco Daily, mas seu primeiro cliente no Brasil é o jipe da TAC.

O propulsor foi desenvolvido e já é fabricado na Itália. Mas a fábrica da FPT em Sete Lagoas (MG) está se preparando para produzi-lo no início do segundo semestre de 2009, num volume de 20 mil unidades anuais.

(*) Jornalista viajou a convite da FPT