UAI

Spyker C12 Zagato - Mistura de bom gosto

Esportivo holandês tem carroceria desenhada por italiano e potente motor alemão. Modelo vai custar cerca de R$ 1,3 milhão, mas a produção em série foi adiada

Publicidade
Foto:

Quem assistiu no último domingo ao Grande Prêmio da Europa de F-1, na Alemanha, certamente se lembra do carro alaranjado pilotado por Markus Winkelhock, que por uma volta liderou a prova. Fato inédito para a Spyker, empresa holandesa dona da equipe de Fórmula 1, que também produz belíssimos superesportivos em séries limitadas. Aliás, a fábrica quer usar a F-1 como chamariz para seus carros.

Para conquistar o seleto grupo de potenciais compradores de esportivos de luxo, a Spyker fez parceria com o conceituado estúdio de design italiano e criou o C12 Zagato. A iniciativa partiu de Victor Muller, homem que fez renascer a Spyker depois de alguns anos de inatividade. Fundada em 1898, a fábrica holandesa fez seu primeiro modelo com motor Benz e desenho marcado pela ousadia e formas aerodinâmicas. Mas a empresa fechou em 1925 e, há cerca de sete anos, Victor Muller resolveu reativá-la.

Desde então, a Spyker fez alguns belos modelos esportivos, mas para Muller faltava algo. Ele sempre foi admirador de Zagato e queria ver a assinatura do designer italiano estampada na carroceria de um dos modelos da marca. E conseguiu. Assim nasceu o Spyker C12 Zagato, que foi apresentado como conceito no Salão de Genebra, em março. O superesportivo de formas aerodinâmicas revela algumas semelhanças com os bólidos de Fórmula 1. Na frente em cunha acentuada se destacam as entradas de ar no capô. As portas são do tipo scissors (tesoura) e têm vidros que cobrem parte do teto. A traseira é ousada, com moldura de alumínio. O interior é sofisticado, com alumínio no painel e couro colorido no revestimento.

Traseira do superesportivo (D) tem estilo robusto, com lanternas embutidas em um tipo de moldura com aletas. Teto de vidro interior do bólido exposto, revelando o painel

Potência de sobra Para fazer valer o título de superesportivo, o Spyker C12 Zagato é equipado com motor 12 cilindros em W da Volkswagen. São 5.998 cm³ de cilindrada e 507 cv de potência e torque de 62,2 kgfm a 6.500 rpm. O carro pesa 1.480 quilos e com o eficiente conjunto mecânico acelera até 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima de 310 km/h.

A Spyker anunciou que o modelo seria produzido em série limitada de 24 unidades, com entrega prevista para o início de 2008. O preço: 495 mil euros, algo em torno de R$ 1,3 milhão, lá na Europa. Mas a Spyker mudou os planos e resolveu adiar a produção do esportivo, alegando que pretende priorizar outros modelos. Notícia ruim para os poucos privilegiados que já haviam encomendado a máquina e esperavam vê-la estacionada na garagem. Entretanto, a Spyker avisa que o modelo continua na fila de espera na sua linha de produção.

Motor
Tipo Volkswagen W12
Cilindrada (cm³) 5.998
Potência (cv) 507
Torque (kgfm e rpm) 62,2 a 6.500
Desempenho
0 a 100km/h (s) 3,8
Velocidade máxima (km/h) 310
Dimensões
Comprimento (m) 4,50
Altura (m) 1,25
Largura (m) 2,03
Entre-eixos (m) 2,68
Peso (kg) 1.480
Tanque de combustível (l) 70
Fonte: Divulgação