De Cernobbio, Itália - Um hotel à beira do lago de Como, no Norte da Itália, faz um perfeito cenário para um dos mais sofisticados encontros de automóveis antigos do mundo, o Villa D’Este Concorso d’Eleganza. O evento é anual, patrocinado pela BMW e os dois prêmios principais desse ano foram levados pela Alfa Romeo.
Dois italianos e um inglês
Um dos lugares mais sofisticados da Itália é o lago de Como, próximo à Suiça. E um dos hotéis mais luxuosos da região é o Villa d’Este, na beira do lago, na cidade de Cernobbio. Não é difícil imaginar que um encontro de automóveis antigos alí só poderia ser o mais charmoso da Europa.
No último fim de semana, o “chiquíssimo” hotel e o belo lago italiano voltaram a servir de cenário para dezenas de automóveis raros, requintados e valiosos. E bota valioso nisso: alguns deles eram one of a kind, ou seja, modelo único. Alguns outros contavam com dois ou três irmãos. Quase nada naquele gramado pode ser levado por menos que um milhão de euros, cerca de dois milhões e quinhentos mil reais. Isso considerando a difícil hipótese de que algum dos colecionadores esteja precisando fazer “caixa”...
O Villa D’Este Concorso d’Eleganza é uma espécie de edição condensada do evento de Pebble Beach (n California, EUA). Enquanto na praia norte-americana são expostos cerca de 200 automóveis, a margem do lago italiano recebe algo em torno de 50 relíquias. Mais raras, exclusivas e quase todas de marcas europeias: este ano, um Lincoln e um Ford GT 40 foram os únicos representantes da terra do Tio Sam.
LEILÃO Uma das vantagens do concurso de elegância de Pebble Beach é existir há sessenta anos e de juntar dezenas de outras atrações na região. A exposição dos carros é somente no domingo (sempre no terceiro de agosto), mas os eventos começam na quarta-feira, onde se contam mais de dez leilões, corridas de antigos em Laguna Seca, mostras em paralelo, desfile de automóveis etc. Ou seja, é quase uma semana de atrações para os apaixonados pelo antigomobilismo.
O Villa D’Este tem apenas 15 anos, mas já se tornou o mais famoso evento europeu, principalmente depois que a BMW decidiu (em 1999) patrociná-lo. O evento é “fechado” para o público no sábado, quando entram apenas os convidados, participantes, jurados e jornalistas. O público só tem acesso (com venda de ingressos) no domingo, quando os carros são levados para Villa Erba, uma mansão de eventos ao lado do hotel, também à beira do lago. Na edição de 2011, o encontro italiano inovou ao organizar seu primeiro leilão e também por expor motos antigas. É o Villa D’Este começando a “bater asas”..
A casa leiloeira foi a RM Auctions, que desfilou 32 automóveis. Entre eles, carros conceito do estúdio Bertone que, com problemas financeiros, decidiu se desfazer de parte da sua história. Alguns dos exemplares (todos únicos) foram vendidos sob o martelo por mais de um milhão de euros.
OS MELHORES Apesar de Villa D’Este ter apenas um quarto dos carros de Pebble Beach, os jurados penam para distribuir os prêmios, pela excelência da exposição, pela importância histórica de cada um e pelo estado de conservação ou restauração. São três prêmios principais. O primeiro é o Troféu BMW, a marca que patrocina o evento e corresponde ao Best of Show. O segundo é o Coppa d’Oro, resultado de um júri popular. E o terceiro, também atribuído pela organização, vai para a categoria dos automóveis de conceito ou protótipos. Este ano, o trofeu BMW foi para o Alfa Romeo 33 Stradale de 1968. O povo votou em outro Alfa, o “2500 SS” de 1942. E o conceito foi o Aston Martin V-12 Zagato, que fez em Villa D’Este sua estréia mundial.