UAI

Só este ano, 256 mil veículos tiveram recall no Brasil

Publicidade
Foto:

(AE)

Com o anúncio da Citroën, chega a 256.394 o número de veículos em recall este ano no Brasil. Só em dezembro, foram 97.560 automóveis em recalls da Citroën, Toyota, Volvo, General Motors e Renault, segundo levantamento do site Estradas.

Apesar da seqüência de eventos, o número está abaixo do de veículos chamados nos anos de 2006 (369 mil) e 2005 (265 mil). Desde 2000, foram 3,783 milhões de veículos chamados para revisão. Nos Estados Unidos, onde a cultura do recall está mais difundida, ocorreram 525 recalls só no setor automobilístico em dois anos. No Brasil, foram 57 no mesmo período.

Pela lei, as empresas são obrigadas a dizer quais riscos o consumidor corre se continuar a usar aquele produto - no caso dos automóveis, muitas vezes há risco de morte."Quando a empresa identifica qualquer elemento que possa trazer riscos ao consumidor, ela tem a obrigação de iniciar um recall. Não fazer recall é um desrespeito ao consumidor e dá pena de 6 meses a 2 anos de prisão", explica a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Mariana Alves. A ocorrência mais freqüente são verificações nos freios, mas já houve recalls para troca de macacos e até das alavancas para reclinar o banco.