Com uma média de 120 unidades/mês comercializadas no primeiro trimestre do ano, o Smart ForTwo ganhou importância para a Mercedes-Benz. Dentro da lógica de ampliar a participação do carrinho, lançado no Brasil em abril de 2009, a marca criou uma versão especialmente para o nosso mercado, batizada simplesmente como Brazilian Edition. O modelo custa R$ 51.500 (valor indicado no site da marca), um bom desconto face os R$ 57.900 pedidos pelo cupê tradicional. Mas não há mágica. A configuração conta com o mesmo motor três cilindros 1.0, mas em versão aspirada, que gerar 71 cv de potência e 9,3 kgfm de torque, contra os 84 cv e 12,2 kgfm da versão aspirada. O câmbio manual automatizado de cinco marchas permanece.
O menor rendimento aumenta o tempo de aceleração de zero a 100 km/h de espertos 10,9 segundos para 13,3 segundos, com velocidade máxima igualmente limitada aos 144 km/h. A contrapartida está no consumo que, com uma média declarada de 22,2 km/l (números otimistas colhidos na Europa), é cerca de 10% mais econômico que o turbo.
Um mérito a ser dividido com uma versão sofisticada do sistema Start/Stop, que desliga o motor em congestionamentos e o recoloca em funcionamento ao se pisar no acelerador. Batizada como Micro Hybrid Drive, a tecnologia da Smart pára o propulsor assim que detecta uma frenagem e a velocidade do carro cai para menos de 8 km/h. O sistema também influi nas emissões, de apenas 104 g/Km de CO2, dióxido de carbono.
Ainda sem imagens oficiais, o Smart Fortwo Brazilian Edition acaba por esconder o seu ponto mais chamativo: o estilo. O carrinho conta com painéis da carroceria pintados em verde escuro, em combinação com a gaiola de segurança tridion decorada com o padrão de cores da bandeira nacional. A Smart já conta com sete revendedoras no Brasil: duas em São Paulo e as demais em Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Vitória.
Saiba como funciona o sistema Start/Stop.