UAI

Sexo, carros e rock´n´roll

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Eric Clapton é um apaixonado por Ferraris, paixão despertada pelo então Beatle George Harrison

 

Existe muito mais entre os astros do rock e os automóveis do que se imagina. Muitos não escondem a paixão pelas quatro rodas, velocidade e as belas formas de suas máquinas. Deve ter algo a ver com a solução química resultante da mistura dos acordes ácidos das guitarras com o ronco pulsante dos motores dos bólidos. Uma adrenalina que serve de inspiração e muitas vezes se transforma em tema de grandes sucessos. O certo é que alguns dos monstros do rock têm histórias interessantes que revelam uma ligação próxima com o mundo automotivo.

 

CLÁSSICOS Fanático por corridas de carros clássicos, Nick Mason, baterista da banda inglesa Pink Floyd, participou da reedição da Carrera Panamericana no México, em 1991, pilotando uma réplica do Jaguar tipo C 1952. O músico ainda correu nas 24 Horas de Le Mans e no Goodwood Festival com um Audi Silver Arrow. Por meio de sua empresa Ten Tenths, preserva uma vasta e rara coleção de clássicos, com destaque para as Ferraris. Além de uma 250 GTO – seu carro favorito de todos os tempos –, ele é dono de uma das 400 Enzos produzidas, também conhecidas como Ferrari F60.

 

PSICODÉLICO A cantora norte-americana Janis Joplin eternizou as marcas Porsche e Mercedes-Benz em uma de suas canções. Em 1968, influenciada pelo movimento denominado Flower Power, de São Francisco, Janis pediu que o artista plástico David Richards pintasse seu Porsche 356C Cabriolet de 1965 com motivo psicodélico referente à época hippie. A decoração continha figuras abstratas, rostos de pessoas, borboletas e rios nas cores laranja, rosa, amarela e vermelha. Desde aquela época, o carro passou por algumas restaurações e, no ano passado, esteve em exposição no Whitney Museum de Nova York.

LOUCO POR PORSCHE Em janeiro de 2010, pouco antes de uma apresentação do Metallica no estádio do Morumbi, em São Paulo, James Hetfield, vocalista e guitarrista da banda, experimentou a sensação de pilotar um Porsche 911 GT3 da Cup Challenge Brasil, no autódromo de Interlagos. No ano anterior, integrantes da banda britânica Iron Maiden também tiveram a experiência de pilotar um Porsche de corrida antes de um show. Em Some Kind of Monster, documentário sobre o Metallica, a paixão de Hetfield pela velocidade pode ser conferida. A bordo de um hot rod, ele é flagrado por um policial por excesso de velocidade numa autoestrada da cidade de São Francisco. Entre os destaques da coleção do músico americano está um clássico Buick Skylarck, vencedor de um concurso na Califórnia como personalização mais elegante.

PROFESSOR PARDAL Ativista pelas causas ambientais, o cantor, guitarrista e compositor canadense Neil Young iniciou há cerca de três anos a criação de seu próprio carro elétrico. A lenda do folk-rock substituiu o motor original de seu Lincoln Continental Mark IV conversível, de 1959, por uma peça de alimentação híbrida e elétrica. O Linc Volt, nome recebido após a adaptação verde, tem autonomia de 160 quilômetros por carga e índice zero nas taxas de emissão de carbono. No álbum Fork in the Road, Neil Young usou como tema o mesmo Lincoln, produzido originalmente pela Ford na década de 1950. Infelizmente, no fim do ano passado, um incêndio, com prejuízo de cerca de US$ 1 milhão, destruiu o galpão onde era desenvolvido o protótipo juntamente com outros carros e instrumentos musicais. Apesar de o automóvel ter sido bastante danificado, Young pretende reconstruí-lo.

PILOTO Além de empunhar o microfone da banda de

rock australiana AC/DC, o vocalista inglês Brian Johnson, de 63 anos, é piloto de corridas nas horas vagas. Atualmente, participa de competições de carros antigos nos Estados Unidos, com modelos como o Royale RP4 e um Pilbean MP84, e ainda negocia com algumas equipes da V8 Supercars australiana, tipo de Stock Car daquele país. Em 2009, Brian apareceu como destaque no quadro “Reasonably Priced Car”, do programa de TV da BBC Top Gear. Já testou um carro da Nascar a 300km/h e também um F1. Amigo do piloto escocês David Coulthard, com quem tem treinado, seu sonho de criança era correr na Fórmula 1. Sua coleção de carros inclui Ferraris, Rolls-Royces e um Audi R8.

PORTA-DROGAS Quando o assunto é carro, o rebelde, polêmico e provocador guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards prefere o conservadorismo e a sofisticação dos veículos britânicos Bentley. No fim dos anos 1960, acompanhado do amigo John Lennon, Keith fez uma viagem pelo Reino Unido a bordo do Blue Lena, nome dado por ele ao seu Bentley S3 Continental Flying Spur, uma das poucas unidades produzidas pela fábrica inglesa na época. Na autobiografia do músico recém-lançada, ele revela que o veículo tinha um compartimento especial para guardar drogas e acrescenta que se lembra de pouca coisa da viagem de três dias.

 

FERRARISTA Eric Clapton, um dos mais respeitados guitarristas do mundo, conta na autobiografia que a paixão por carros, mais especificamente pelas Ferraris, aflorou quando o amigo e ex-beatle George Harrison chegou em sua casa no fim dos anos 1960 com um modelo italiano 365 GTC azul. Apesar de não ter na época carteira de motorista e nunca ter dirigido um carro com câmbio manual, decidiu comprar um idêntico. Depois disso, Clapton ainda adquiriu vários outros modelos da marca, entre eles um 275 GTB e um 250 GT Lusso. Não é raro encontrar o ex-guitarrista do Cream visitando os boxes da equipe Ferrari em GPs de F1.