A multinacional Stellantis está trabalhando junto ao Senai em um projeto de retrofit elétrico, ou seja, conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico. O objetivo é cumprir as metas de mobilidade sustentável com emissão zero a partir de novas soluções que sejam seguras, duráveis e homologáveis.
A proposta do projeto, no geral, é oferecer veículos elétricos acessíveis e destiná-los a profissionais que os utilizem em centros urbanos numa média de 100 quilômetros diários. A mudança no powertrain produzida pela parceria técnica entre Senai e Stellantis faz com que os veículos tenham sua vida durabilidade estendida.
O interesse em reduzir a emissão de poluentes é comum a todos. Além da Stellantis – que já prometeu tornar-se carbono zero até 2038 –, a iniciativa conta com a parceria das empresas do setor energético Weg e FuelTech. O Senai também mantém o Programa A3 (Alavancagem de Alianças para o setor Automotivo), voltado ao Rota 2030, que investe milhões em inovação no setor.
Um novo powertrain
Os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid estão sendo as "cobaias" de testes do novo processo de conversão realizado pelo Senai. Na etapa atual de desenvolvimento, o powertrain a combustão dos veículos está sendo retirado, dando lugar ao kit de conversão e o conjunto de baterias. Esse último fica alojado no próprio compartimento de carga, para evitar uma mudança mais radical da estrutura do veículo.
Os testes desses novos veículos modificados serão em vias públicas para identificar os fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos.
Mobilidade sustentável e acessível: Senai comenta a iniciativa
"Para o Senai, o projeto representa uma excelente oportunidade para desenvolver competências, de forma a contribuir, cada vez mais, para a evolução das tecnologias voltadas para o processo de descarbonização, para a sustentabilidade e economia circular.
Aportando recursos, know-how e capital intelectual para o incremento da competitividade da indústria do setor, esperamos compartilhar com os parceiros do projeto os frutos do pioneirismo representado por esta iniciativa"
Leonardo Oliveira, gerente de Operações do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!