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Sem tanquinho, mas beberrão

Novo motor, que tem ainda sistema que elimina o reservatório de partida a frio, deixa modelo um pouco mais esperto, mas sem entusiasmo. Consumo de combustível é elevado

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A Citroën ouviu os apelos daqueles que achavam que o AirCross deixava a desejar pelo desempenho e equipou o modelo com um novo motor 1.6 16V mais potente. Além disso, o carro ganhou o sistema Flex Start, que elimina o famigerado reservatório de partida a frio. Na prática, o motor funciona sem problemas nos dias de temperatura mais baixa e proporciona performance um pouco melhor se comparado com o anterior. O problema é que o consumo continua elevado, principalmente quando o carro está abastecido apenas com etanol.

MESMO VISUAL
A Citroën classifica o AirCross como um crossover aventureiro. Porém, tirando os penduricalhos e os pneus de uso misto, o modelo está mais para um urbanoide, com interior versátil e prático. A linha 2013 chega ao mercado sem alterações no visual, mantendo o padrão da família C3, com grade de barras largas cromadas e farol retangular com saliência invadindo as laterais. Na parte inferior do para-choque dianteiro, grade tipo colmeia e faróis de neblina. Destaque para o para-brisa panorâmico com inclinação acentuada, que amplia a visibilidade. Barras longitudinais atravessam o teto e nas laterais elementos tubulares imitam estribos. As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas. A traseira tem formas arredondadas e o estepe continua pendurado na tampa.

POR DENTRO O interior do modelo da marca francesa tem espaço bom, ideal para quatro pessoas. No banco traseiro, que tem três apoios de cabeça, vão dois bem acomodados e no meio uma criança. Os bancos dianteiros são relativamente confortáveis, sendo o do motorista com regulagem de altura. O acabamento interno mescla materiais de boa qualidade, como o couro e o tecido que revestem os bancos, e outros nem tanto, como o plástico duro do painel. O volante tem boa pega e ajuste de altura e distância, porém o acionamento da buzina não é muito prático. É preciso um pouco mais de força para fazê-la funcionar. Os instrumentos de fundo preto são de fácil visualização e no centro do painel uma tela digital fornece as informações do GPS e do computador de bordo.

NOVIDADES As principais mudanças no AirCross 2013 estão sob o capô. O destaque é o novo motor 1.6 16V, que traz comando de válvulas variável para a admissão, favorecendo o torque em baixas rotações. A potência também subiu, passando de 113cv para 122cv com etanol, e de 110cv para 115cv com gasolina. Na prática houve melhora no desempenho, pois o carro ficou um pouco mais esperto nas arrancadas e retomadas de velocidade. Porém, sua performance ainda não tem brilho e o motor apenas dá conta do recado, já que o modelo é bem pesado. A transmissão tem relações de marchas bem escalonadas, mas o câmbio é barulhento, com curso longo e engates razoáveis.
Outra novidade no AirCross é a ausência do reservatório de partida a frio. O modelo usa o sistema Flex Start desenvolvido pela Bosch, que mostrou eficiência quando o carro estava abastecido com etanol em dias de baixas temperaturas. O sistema é acionado assim que a porta do motorista é aberta e o combustível é pré-aquecido, evitando transtornos na partida. O modelo perdeu o tanquinho, porém continua beberrão. Na cidade, com etanol no tanque, o computador de bordo registrou 4,5km/l, e com gasolina, 6,5km/l. Na estrada, 8,7km/l com etanol e 10,5km/l com gasolina.

MUITO SAL
As suspensões do AirCross mereciam um ajuste melhor. O carro ainda transfere as irregularidades do solo para dentro, causando desconforto, e a estabilidade também não é seu ponto forte. Nas curvas em velocidades mais altas é preciso atenção, pois a inclinação da carroceria pode assustar o motorista. O sistema de direção tem boa calibragem e bom diâmetro de giro, favorecendo manobras e garantindo segurança. Nesse quesito, o AirCross traz ainda um eficiente sistema de freios com ABS e EBD (distribuidor de força de frenagem) e airbag duplo. É um carro com amplo pacote de itens de série, mas não o suficiente para justificar seu preço salgado.

 

AVALIAÇÃO TÉCNICA:

 

ACABAMENTO DA CARROCERIA - REGULAR
A pintura tem bom acabamento. As quatro portas estão desniveladas e a tampa traseira descentralizada. O capô tem montagem razoável. Os vários componentes (faróis, lanternas, para-choques, recobrimento das soleiras, coberturas plásticas das curvaturas do para-lamas, retrovisores, pestanas, barras longitudinais do teto e adesivos laterais) têm boa montagem.

VÃO DO MOTOR - REGULAR
O vão é pequeno e o motor e seus componentes externos o preenchem totalmente, limitando muito o acesso à manutenção a vários itens. O ângulo de abertura do capô é bom e é sustentado, quando aberto, por vareta manual. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é razoável.

ALTURA DO SOLO - POSITIVO
Tem chapa em aço vazado para toda zona inferior do motopropulsor. Não ocorreram interferências com o solo no percurso misto de provas em uma condução normal do automóvel.

CLIMATIZAÇÃO - POSITIVO
É automático digital. No painel são cinco os difusores de ar, que têm formato circular e giram 360 graus. Não tem regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico instalado no final do console central para os passageiros de trás. Apresentou bom funcionamento e está bem vedado. São oito as velocidades da caixa de ar e seis as opções de direcionamento do fluxo.

FREIOS - POSITIVO
O sistema apresentou bom comportamento dinâmico nos dois eixos e boa resistência térmica. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o ABS atuou com eficiência, assim como o freio de estacionamento.

CÂMBIO - REGULAR
É manual com cinco marchas à frente. As relações de marchas/diferencial têm boa definição em função da curva do motor e peso do veículo. A qualidade de engate é boa, mas o trambulador é rumoroso. O curso da alavanca é longo e o pomo tem boa pega e ótimo acabamento.

MOTOR - POSITIVO
O novo motor 1.6 16V, agora com comando variável e inovador sistema Flex Start, é muito superior ao antigo em rendimento e performance. A dirigibilidade ficou mais prazerosa no uso misto (cidade/estrada), com retomadas de velocidade e aceleração que agradam. A rumorosidade de funcionamento é boa para um cabeçote multiválvulas. O novo sistema de partida a frio funcionou bem quando com somente etanol no tanque, e submetido a uma temperatura ambiente de 9° C apresentou partida instantânea com manutenção da marcha lenta e aceleração progressiva, mesmo com o motor frio.

VEDAÇÃO - POSITIVO
Boa contra água e poeira.

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS - NEGATIVO
Não é um automóvel com habitáculo silencioso e o efeito aerodinâmico é evidente a partir de 100km/h.

SUSPENSÃO - REGULAR
A estabilidade é satisfatória em uma utilização normal e aceitável em uma condução mais rápida sobre asfalto liso e terra batida (onde os pneus de uso misto contribuem). A inclinação da carroceria é moderada e a precisão em curvas satisfaz. O conforto de marcha não tem um bom acerto, devido ao grau das transferências das imperfeições do solo para dentro.

DIREÇÃO - POSITIVO

O volante tem boa pega e a coluna de direção tem regulagem manual de distância e altura, com um bom curso. A velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro satisfazem. A precisão na reta e em curvas é boa. Em curvas sobre paralelepípedo, terra e asfalto ruim, o conjunto apresentou baixa rumorosidade. As cargas do sistema assistido estão
bem definidas.

ILUMINAÇÃO - POSITIVO

Tem luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. Na zona do teto tem duas lanternas (anterior com duplo spot fixos integrados e uma posterior), com resultado satisfatório em iluminação. O quadro de instrumentos, que tem iluminação permanente, é de fácil leitura, assim como a identificação dos interruptores elétricos instalados nos painéis de porta. Os faróis têm duplo refletor, boa eficiência no baixo e no alto e contam com auxilio de faróis de neblina, embutidos no para-choque, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Porém, não é difícil a alteração da altura do facho, por meio de comando atrás do corpo dos faróis. O display multifunção e GPS instalado na zona central superior do painel têm fácil identificação e leitura das informações solicitadas.

ESTEPE/ MACACO - POSITIVO
O estepe está fixado em suporte externo, que tem trava elétrica e braço móvel para abertura. O pneu e a roda são iguais aos de uso. O kit de troca está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, e tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas que encobrem as cabeças dos parafusos com grampo específico.

LIMPADOR DE PARA-BRISA - POSITIVO
Os esguichos do para-brisa são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura, e quando acionados, ativam palhetas de boa qualidade, que varrem uma área satisfatória. No vidro traseiro o sistema também é eficiente. Tem sensor de chuva e é fácil a identificação e manuseio do reservatório de água instalado dentro do vão do motor.

ALARME - POSITIVO
O sistema é completo, com chave de ignição do tipo canivete com transponder, proteção volumétrica dentro do habitáculo e perimétrica das partes móveis. O vidro do condutor tem função de abertura/ fechamento por um toque, e o sistema antiesmagamento atuou com precisão.

VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado pela fabrica é de 403 litros e o encontrado foi de 380 litros, com o banco traseiro na posição normal, tampa do bagagito fechada e com fechamento suave da tampa traseira.


FICHA TÉCNICA:


* MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.587cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências máximas de 115cv (gasolina) a 6.000rpm e 122cv (etanol) a 5.800rpm e torques máximos de 15,5kgfm (gasolina) e 16,4kgfm (etanol) a 4.000rpm

* TRANSMISSÃO

Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

* DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica de vazão variável

* SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, rodas independentes, do tipo McPherson e barra estabilizadora; e traseira, travessa deformável, braços oscilantes e barra estabilizadora / em liga leve de 16 polegadas / 205/60 R16 de uso misto

* FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e repartidor eletrônico de frenagem (EBD)

* CAPACIDADES
Do tanque, 55 litros; e de carga (passageiros e bagagem), 404 quilos



 

Notas (0 a 10)

Desempenho    7
Espaço interno    7
Porta-malas    8
Suspensão/direção    7
Conforto/ergonomia    8
Itens de série/opcionais    7
Segurança    8
Estilo    7
Consumo    5
Tecnologia    7
Acabamento    8
Custo/benefício    7

 

Quanto custa?


O Aircross é vendido na versão de entrada, 1.6 16V GL, por R$ 49.490. Já a versão testada, a 1.6 16V Exclusive (câmbio manual), tem preço sugerido de R$ 60.500, e completo, com câmbio automático, de R$ 67.790.