UAI

Sem o Mille, Fiat Uno despenca em vendas em 2014

Compacto italiano teve queda de 57,1% de vendas em maio de 2014, na comparação com o ano passado. No ranking geral, modelo que já foi vice-líder agora é o nono

Publicidade
Sem o Mille, Fiat Uno despenca em vendas em 2014
Sem o Mille, Fiat Uno despenca em vendas em 2014 Foto: Sem o Mille, Fiat Uno despenca em vendas em 2014

Com vendas em queda, Fiat aposta agora na versão Rua do Uno


O número de vendas de veículos no país divulgado pela Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) atesta uma adequação do mercado tirando do topo um dos carros mais vendidos há décadas no Brasil. O Fiat Uno fechou o mês de maio com 7.874 unidades emplacadas, ocupando a nona posição entre os mais vendidos do país, considerando automóveis e comerciais leves. No mesmo mês em 2013, o compacto italiano vendeu 18.352 unidades, ou seja uma queda de 57,1%.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO UNO RUA!

Na análise de vendas neste ano, é perceptível a queda. Em janeiro de 2014 o Uno vendeu 13.629 unidades, sendo o vice-líder do mercado, atrás do Volkswagen Gol. Em fevereiro, o compacto foi superado por fogo amigo da Strada e Palio e caiu para quarto, com honrosos 10.410 emplacamentos.

Em março, o Uno caiu para quinto lugar com 10.275 unidades. Desta vez, quem passou a frente foi o Chevrolet Onix, quarto colocado com 12.244 emplacamentos. Em abril, as vendas aumentaram, mas os concorrentes também cresceram. Mesmo com 11.286 unidades, o Uno foi ultrapassado pelo Ford Fiesta e fechou em sexto.



Na soma de janeiro a maio, o Uno completa 53.468 unidades emplacadas. No ranking acumulado, o carro é o sexto mais vendido. No mesmo período de 2013 foram 80.180 vendas, uma queda de 33%.

O efeito era esperado, pois os modelos best-sellers Gol, Palio, Uno e Fiesta aproveitavam as unidades de entrada para engrossar as vendas, mesmo com diferenças de gerações entre as versões. Com a obrigatoriedade do ABS e Airbag duplo, os custos de produção aumentaram e alguns modelos foram extintos, seja por preço ou por dificuldades técnicas de instalação dos equipamentos.

Sem o Mille, vendas caíram 33% na comparação entre janeiro e maio de 2013 contra 2014



No caso da Volkswagen, o Gol G4 foi aposentado e na Fiat, o Mille deu adeus. A versão de entrada do Palio foi atualizada e continua colaborado para o crescimento de vendas do agora vice-líder. O Fiesta Rocam continua em vendas até a chegada do novo Ka. Já a Volks aposta no up!, que ainda não decolou em vendas como esperado.

Como faz falta!

Sem o veterano Mille, o Uno se afasta dos modelos mais vendidos. A Fiat tenta dar sobrevida ao modelo com a versão Rua, inspirada na Copa do Mundo. Mas a grande estratégia para voltar a vender bem é uma reestilização, que chega ainda em 2014. Curiosamente, outro carro em situação parecida é o Renault Sandero. Porém, mesmo com a nova geração em vista, o hatch francês mantém as vendas e até subiu no raking.


QUER UM UNO? CLIQUE E VEJA OS ANÚNCIOS NO VRUM!
 

O Uno tem preços a partir de R$25.880, na versão Vivace 1.0 duas portas, que inclui de série apenas o rádio com entrada USB. A versão mais cara é a Sporting, com rodas de liga-leve, vidros elétricos dianteiros e volante de couro de série com preço de R$35.300. A série especial Rua é baseada no Vivace 1.0, com vidros e trava elétrica, ar-condicionado, direção hidráulica e outros itens por R$ 33.590.

Automóveis e Comerciais leves mais vendidos no Brasil / Maio 2014

1. Volkswagen Gol – 15.189
2. Fiat Palio - 14.910
3. Fiat Strada – 12.616
4. Chevrolet Onix – 11.698
5. Ford Fiesta – 10.977
6. Renault Sandero – 9.912
7. Hyundai HB20 - 9.757
8. Fiat Siena – 8.980
9. Fiat Uno – 7.874
10. Volkswagen Voyage – 7.593

E se o Brasil for mal na Copa? Será que o Uno Rua vai emplacar?