O Sandero conquista pelas suas qualidades de carro médio e preço de compacto. É que o hatch derivado do Logan segue a mesma filosofia do sedã que lhe deu origem: acabamento simples, bom espaço para passageiros e bagagem, suspensão confortável e confiabilidade. Três adultos viajam sem aperto no banco traseiro, que tem espaço suficiente para ombros, pernas e cabeça. O Sandero é alto. Aquele borrachão na parte inferior das portas não é para evitar pequenos amassados provocados pela abertura de portas de outros carros em estacionamentos apertados e, sim, para criar ilusão de ótica, fazendo o carro parecer mais baixo.
O que mais incomoda no Sandero é o estepe colocado sob o porta-malas, pois está sempre sujo e requer cuidado ao manuseá-lo para evitar ferimentos nas mãos. O conjunto roda/pneu é pesado.
Por causa da calibragem da suspensão, o Sandero é estável e confortável mesmo sobre pisos irregulares. Os freios dão conta do recado e o sistema ABS é opcional.
AUTOMÁTICO A novidade na versão Privilège é o câmbio automático de quatro marchas e o retorno do motor 1.6 16V, que equipava há algum tempo somente a versão Stepway. O câmbio tem opção de troca manual sequencial e foi desenvolvido para durar mais de 300 mil quilômetros sem nenhum tipo de manutenção, segundo a engenharia da Renault. Além disso, o câmbio, que já equipou o Scénic, se adapta à maneira de dirigir do motorista. Há nove programas diferentes, que inclui desde uma tocada mais suave até o desempenho esportivo. Vai agradar também aos que gostam de pisar até fundo no pedal da direita.
De acordo com a engenharia do fabricante, a central eletrônica avalia a todo instante a melhor marcha para uma determinada situação ou o momento ideal para a troca em função do estilo de dirigir. A central trabalha com base na rotação do motor, abertura da borboleta e velocidade de acionamento do pedal do acelerador, avaliando ainda a velocidade e carga do carro. Na prática, percebe-se, às vezes, ligeiro retardo na mudança para marcha mais alta, por exemplo de 2ª para 3ª. O inverso não ocorre.
Nas ultrapassagens, quando se pisa fundo no acelerador – função kick down – há redução imediata de uma ou duas marchas. Existe também comando para condução em pisos escorregadios, como lama ou grama molhada, por meio de tecla próxima à alavanca. Esse dispositivo permite que o veículo arranque em segunda marcha, adequando o torque na roda, evitando a patinação do carro. Para os motoristas que gostam de trocar de marcha manualmente, basta descolocar lateralmente a alavanca e dar leves toques para cima ou para baixo.
O consumo registrado no computador de bordo variou de 5km/l a 5,7km/l de etanol na cidade e de 8,5km/l a 10km/l na estrada. Com gasolina, variou de 6km/l a 7km/l na cidade e de 9,5km/l a 13km/l na estrada dentro dos limites da lei e com ar-condicionado desligado. No fim das contas, esse câmbio de quatro velocidades tem funcionamento bem mais agradável do que o automatizado, apesar das limitações.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, oito válvulas, que desenvolve potências máximas de 107cv (gasolina) e 112cv (etanol) a 5.750rpm e torques máximos de 15,1kgfm (gasolina) e 15,5kgfm (etanol) a 3.750rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático de quatro marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com triângulo inferior; e traseira, com rodas semi-independentes e barra estabilizadora / liga leve, de 15 polegadas / 185/65 R15
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS (opcional)
CAPACIDADES
Peso, 1.055 quilos; tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 445 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência – Abertura interna da tampa do tanque de combustível, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, ar-condicionado, ar quente, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível, bolsas do tipo canguru atrás dos encostos dos bancos dianteiros, comando de abertura das portas por radiofrequência, computador de bordo, conta-giros, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, iluminação no porta-malas, limpador e lavador do vidro traseiro, luz de leitura para o passageiro, luz no porta-luvas, para-sol do motorista com espelho de cortesia oculto, para-sol do passageiro com espelho de cortesia, porta-copos/objetos nos consoles dianteiro e traseiro, porta-objetos nas portas dianteiras, porta-objetos no painel, predisposição para som, protetor do cárter, proteção de soleira nas portas dianteiras, retrovisores com regulagem elétrica, rádio CD Player com MP3, USB, entrada auxiliar/iPod, Bluetooth, comando satélite, travamento automático das portas a 6km/h, temporizador do limpador do para-brisa, travas elétricas das portas e porta-malas, vidros dianteiros e traseiros elétricos, vidros verdes.
Aparência – Aplique cromado no para-choque, coluna central com adesivo na cor preta, difusores de ar do painel na cor prata, friso lateral na cor preta, maçanetas externas na cor da carroceria, maçanetas internas na cor prata, manopla da alavanca do câmbio com detalhes em alumínio, painel central na cor preto brilhante, painel de instrumentos com anéis metalizados, para-choques na cor da carroceria, retrovisores externos na cor da carroceria, rodas de liga leve aro 15 polegadas, bancos revestidos em tecido.
Segurança – Alarme perimétrico, apoios de cabeça traseiros laterais reguláveis em altura, bloqueio de ignição por transponder, terceira luz de freio (brake-light), cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de três pontos, cinto de segurança central traseiro subabdominal, desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina, trava para crianças nas portas traseiras.
OPCIONAL
Airbag duplo, freios ABS, terceiro apoio de cabeça traseiro e volante revestido em couro.
NOTAS (0 A 10)
Desempenho 8
Espaço interno 9
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 9
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 7
Custo/benefício 8
QUANTO CUSTA
O novo Renault Sandero 1.6 16V Privilège com câmbio automático tem preço sugerido de R$ 43.900 e com todos os opcionais R$ 46.400.