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Segurança - Apressado come cru

Toyota está novamente envolvida em recall do acelerador, pois não percebeu anteriormente que o problema, além do tapete, era provocado pelo projeto do mecanismo do pedal

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Três meses depois de ter anunciado um gigantesco recall nos Estados Unidos, envolvendo 4,2 milhões de veículos que precisaram ter o tapete removido para evitar o bloqueio do acelerador, a Toyota volta a convocar seus clientes americanos para novos reparos. A natureza do recall continua sendo o travamento do acelerador, comprometendo a segurança dos ocupantes do veículo devido à possibilidade de ocorrer uma aceleração involuntária, que pode causar consequências desastrosas.

Em comunicado à imprensa, o fabricante japonês conta que nos últimos meses tem investigado relatos isolados de bloqueio do mecanismo do pedal do acelerador em veículos sem o tapete. "Nossa investigação revelou que existe uma possibilidade de que certos mecanismos do pedal de aceleração possam, em casos pouco comuns, bloquear mecanicamente em posição parcialmente afundada ou voltar lentamente à posição de descanso" afirmou Irv Miller, vice-presidente da empresa nos Estados Unidos.

Ao que parece, na pressa de encontrar uma explicação para os acidentes ocorridos devido a aceleração involuntária, a Toyota logo atribuiu a culpa aos tapetes. Mas naturalmente as queixas continuaram depois dessa primeira ação, evidenciando que o problema não era tão simples. Ao mesmo tempo que afirma que este recall é completamente independente do último, que envolveu a retirada dos tapetes, a empresa conta que existem 1,7 milhão de veículos que constam nas duas listas.

O novo chamado, que abrange 2,3 milhões de veículos, compreende os modelos: RAV4 (2009 a 2010), Corolla (2009 a 2010), Matrix (2009 a 2010), Avalon (2005 a 2010), Camry (2007a 2010), Highlander (2010), Tundra (2007 a 2010) e Sequoia (2008 a 2010). Os oito veículos tiveram as vendas interrompidas, além da paralisação das linhas de produção entre os dias 1 e 5 de fevereiro, por exigências legais. A empresa ressalta que desta vez os carros envolvidos são apenas da Toyota, deixando claro que os modelos da Lexus e da Scion (marcas do grupo Toyota) não estão sob suspeita. O anúncio de paralisação causou uma queda no valor das ações do grupo, veja no vídeo abaixo.



Os pedais defeituosos foram produzidos pela fornecedora norte-americana CTS Corporation, baseada no estado de Indiana, mas ainda não está claro se o problema envolve o processo de manufatura ou o projeto do dispositivo. A própria CTS está produzindo um novo mecanismo, que está sendo enviado para cada uma das seis plantas que produziram os carros envolvidos no recall. E, em comunicado à imprensa veiculado hoje, a Toyota admitiu que alguns modelos europeus também podem apresentar o problema, sem especificar quais ou quantos foram afetados.

No Brasil

A Toyota garante que os modelos envolvidos no recall que são importados para o Brasil, caso do Camry e do RAV4, não são fabricados nos Estados Unidos e sim no Japão, estando eles livres desse problema. Como o defeito não abrange modelos comercializados no país, a Toyota do Brasil conta que não tem muita informação sobre o assunto. O site americano Automotive News afirma que a correção pode envolver a substituição completa do pedal e uma melhoria na sua lubrificação. De acordo com o site, a substituição pode levar algum tempo, já que o novo componente ainda teria que ser projetado e fabricado para então ser substituído.



Como no caso dos tapetes, em que a imprensa norte-americana mostrou que o defeito teria feito vítimas, a mesma matéria veiculada no site Automotive News ligou a aceleração involuntária a um acidente que causou quatro mortes. De acordo com o site, um Toyota Avalon 2008 saiu da estrada e caiu em um lago no Texas. Posteriormente os policiais encontraram os tapetes do veículo no porta-malas, prova de que seu condutor obedeceu ao primeiro recall.

Recomendações

De acordo com a Toyota, os sintomas que podem indicar que o mecanismo do pedal está desgastado, e portanto existe o risco de travamento, são o endurecimento do pedal para ser acionado ou o seu retorno mais lento para a posição neutra. No caso de o pedal agarrar, a empresa explica que o motorista pode controlar o veículo apertando o pedal de freio com os dois pés firmes constantemente. Outra tentativa pode ser mudar a posição do câmbio para “N” (neutro), parar o veículo e depois desligá-lo. Se não conseguir colocar o câmbio nessa posição, o indicado é desligar o veículo sem travar o volante. A Toyota informou que vai continuar a investigar o caso para tomar as medidas mais adequadas.