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Segunda geração do Audi A5 Sportback chega ao Brasil a partir de R$ 189.990

Com linhas musculosas e bom desempenho, principalmente na versão de 252cv, fastback alemão atende a quem quer um veículo esportivo com características familiares

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Segunda geração do Audi A5 Sportback chega ao Brasil a partir de R$ 189.990
Segunda geração do Audi A5 Sportback chega ao Brasil a partir de R$ 189.990 Foto: Segunda geração do Audi A5 Sportback chega ao Brasil a partir de R$ 189.990


De São Paulo -
A Audi apresentou no Brasil a segunda geração do A5 Sportback. O modelo fez sua estreia em 2007, mas a carroceria com pinta de cupê só foi lançada em 2009. Chame do jeito que você quiser, mas para nós o A5 Sportback é um fastback, uma variação de um sedã. Se colocarmos as duas gerações do modelo lado a lado, a impressão que fica é que o A5 começou a frequentar a academia e ficou com os músculos bem definidos. O veículo cresceu um pouco em comprimento, 2,1 centímetros, e entre-eixos, 1,4cm. Mas perdeu 1,1cm de largura e 0,5cm de altura. Com o uso de novos materiais, ficou 85kg mais leve.


O painel tem orientação horizontal e todos os comandos cercam o motorista, no melhor estilo cockpit. Head up display e painel de instrumentos digital (o virtual cockpit, que funciona em uma tela 12,3 polegadas) estão disponíveis nas versões mais completas. No centro, uma tela de 8,3 polegadas é a interface do sistema de informação e entretenimento. Bancos dianteiros com ajustes elétricos são de série. A chave pode ser mantida no bolso, não sendo necessária para entrar no veículo e nem para ligá-lo. Na versão de topo é possível regular, de forma independente, a temperatura do ar-condicionado para o banco de trás. O espaço é bom, porém o túnel do assoalho é enorme e prejudica o passageiro do meio. O porta-malas tem volume de 480 litros e abertura e fechamento elétricos.


São dois motores disponíveis, ambos 2.0 turbo de quatro cilindros, que pertencem à mesma família. Focado no baixo consumo de combustível, o propulsor de 190cv de potência e 32,6kgfm de torque simula o ciclo Atkinsons, que apresenta melhor rendimento urbano. A velocidade máxima é de 239km/h e a aceleração até os 100km/h é de 7,5 segundos. A tração é dianteira. Já o motor focado em desempenho rende 252cv e 37,7kgfm, com máxima de 250km/h e aceleração em 6 segundos. Este propulsor funciona com tração integral (quattro). Ambos trabalham em conjunto com um câmbio de dupla embreagem de sete marchas. As suspensões dianteira e traseira são do tipo multilink de cinco braços, que pendem para a esportividade.


SEMIAUTÔNOMO O A5 Sportback disponibiliza como opcionais vários sistemas para aumentar a comodidade e segurança. O mais funcional para quem vive nas grandes cidades é o ACC com Traffic Jam Assist, um sistema de condução semiautônomo capaz de controlar a aceleração, frenagem e direção do veículo. Ele funciona até 65km/h, sendo ideal para os congestionamentos, mantendo o carro dentro da faixa e acompanhando a coluna de carros sem a intervenção do motorista. Uma pena que a imensa maioria das vias brasileiras não estão preparadas para o bom funcionamento dessa tecnologia. Prova disso é que o sistema para adaptar o veículo à velocidade das placas não está disponível no Brasil.


O Pre Sense Rear faz o monitoramento permanente do trânsito por trás do carro. Ao perceber a aproximação de um veículo, em uma primeira fase ele faz um alerta visual, piscando as luzes de alerta. Se o veículo de trás continuar a se aproximar, ele começa a tomar as medidas de proteção, como o fechamento das janelas e do teto solar, podendo até tensionar os cintos de segurança para que os passageiros estejam em posição favorável se a colisão se mostrar inevitável. O Exit Warning emite um alerta, um sinal luminoso no painel de porta, se algum movimento no exterior ameaçar a segurança dos ocupantes, como uma bicicleta se aproximando, por exemplo. Outra função parecida com essa é o alerta para saída de estacionamento, que monitora a movimentação em torno do carro nesta situação.


PREÇO E CONTEÚDO A versão de entrada é a Attraction (R$ 189.990), que já tem um bom pacote de conteúdo, com destaque para rodas de 17 polegadas, faróis de xenon, lanternas de LED, sensores de luz e chuva, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e retrovisor antiofuscante. A versão seguinte é a Ambiente (R$ 213.990), que acrescenta o virtual cockpit, sistema de navegação 3D, bancos esportivos, smartphone interface (espelhamento), rodas de 18 polegadas. A versão Ambition (R$ 239.990) tem os mesmos equipamentos, porém traz sob o capô motor 2.0 TFSI de 252cv e sistema de tração quattro. O topo de linha é a Ambition Plus (R$ 268.990), que soma teto solar elétrico, espelhos retrovisores rebatíveis, câmera de ré, faróis full LED, ar-condicionado de três zonas e kit esportivo S Line. A pré-venda do modelo começa ainda neste mês, com previsão de entregas já em agosto.

* Jornalista viajou a convite da Audi