UAI

Segredo - Punto em agosto

Flagramos o novo compacto que a Fiat lança em agosto no mercado nacional. Modelo hatch de quatro portas terá duas opções de motores flex: 1.4 Fire e o 1.8 Powertrain

Publicidade
Foto:

Calotas identificam que a unidade é a versão ELX 1.4 (foto superior). Já a versão topo de linha HLX 1.8, ainda com disfarces nos faróis, terá rodas de liga-leve com desenho novo

O dia de lançamento do Punto pela Fiat já foi marcado: 9 de agosto. Antecipamos as formas definitivas do modelo nacional. O carro foi flagrado em fase final de testes na pista da montadora, em Betim. O veículo fotografado tem apenas fitas adesivas nos faróis e lanternas, mas sua carroceria está toda limpa. Sua fabricação já começou, para abastecer a rede de concessionários assim que o carro for apresentado. O Grande Punto representou a recuperação financeira da montadora na Europa: lançado em 2005, e no ano passado foram comercializadas 386.149 unidades lá.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA TRAJETÓRIA DO PUNTO NO BRASIL!


Cores chamativas, como o laranja-vitória, farão parte da campanha de lançamento. Serão duas versões: ELX 1.4 e HLX 1.8, ambas flexíveis. O Punto nacional terá apenas carroceria de quatro portas. O modelo também marca a chegada do novo logotipo vermelho. As dimensões são as mesmas do modelo europeu, com distância entre-eixos de 2,51 m; largura de 1.69 m; altura de 1,49 m; e comprimento de 4,03 m. A arquitetura faz parte do projeto 310, a mesma do monovolume Idea.

Interior
O painel é praticamente idêntico ao modelo europeu, porém com materiais menos sofisticados. Mas o Punto brasileiro terá três apoios de cabeça no banco traseiro em todas as versões. O teto de vidro também fará parte da extensa lista de opcionais. O porta-malas será maior do que o do modelo italiano, que tem capacidade de apenas 275 litros, já que com essa dimensão perde até para o Palio, que comporta 290 litros.

Nova logomarca vermelha está estampada nas rodas


Motores/Câmbio
Ao contrário do especulado, o motor 1.9 16V não fará sua estréia, sua chegada está prevista para o Linea, desenvolvido a partir do antigo 1.6 16V. A potência estimada desse propulsor é de 130 cv. Portanto, o Punto será equipado com o motor 1.8 da Powertrain. Além do câmbio manual, o modelo poderá ter a opção do câmbio robotizado, trata-se de transmissão idêntica à manual, mas que tem acoplada um conjunto eletroidráulico (fixado em sua carcaça), encarregado de acionar a embreagem e mudar as marchas, eliminando o pedal de embreagem. As trocas automáticas são feitas com base em informações de sensores, instalados no motor e nas rodas. Já o propulsor 1.4, foi recalibrado, para aumentar a, potência e já está em testes.

Preço
O Punto ficará entre o Palio 1.8R e Stilo 1.8, para ser vendido por cerca de R$ 40 mil, na versão ELX, e de R$ 45 mil, a HLX.

Gostou do Punto? Clique aqui e comente!