Uma Ferrari dispensa adjetivos. Mas como estilo, potência e velocidade nunca são demais para os carros fabricados em Maranello, até mesmo uma Ferrari pode ser ainda mais que uma Ferrari. Essa é a idéia que levou ao desenvolvimento da F430 Scuderia. A partir do modelo de entrada (se é que isso existe no mundo das Ferraris), aproveita-se o peso naturalmente mais contido e a agilidade inerente ao carro, para transformálo em bólido de corrida homologado para rodar nas ruas.
Fazer versões especiais de seus modelos de produção é quase tradição da marca. A própria F430, lançada há apenas dois anos, já teve a Challenge, com o mesmo motor, mas com adaptações para aumentar a estabilidade e o comportamento nas pistas.
No caso da Scuderia, as mudanças vão além. A potência do motor V8 4.3 passou de 490 cv para 510 cv. Um ganho de 20 cv pode parecer pouco, mas não dá para esquecer que se trata de propulsor aspirado que já desenvolvia praticamente 114 cv por litro. Com a nova calibragem, a potência específica alcança impressionantes 118 cv por litro .
Mimos
O ganho de potência não é, porém, a única arma da nova Scuderia. Para assegurar desempenho superior e, principalmente comportamento dinâmico mais apurado, o interior perdeu mimos desnecessários. Os acabamentos tradicionais foram substituídos por materiais mais resistentes e leves. Os bancos são esportivos do tipo concha, com estrutura em fibra de carbono e o alumínio, que está em diversas partes, sendo usado na carroceria da F430 padrão, é adotado também no sistema de suspensão para diminuir a massa. O carro perde 200 kg e fica quase 20% mais leve. Dessa vez os números ficam mais eloqüentes. Enquanto a F430 tem a relação peso/potência de 2,96 kg (cada cavalo é responsável por 'carregar' pouco menos de 3 kg ), na Scuderia essa relação passa para 2,45 kg.
Os números de desempenho ainda não foram revelados, mas se espera que superem até mesmo o da F599 Fiorano, topo de linha da marca, equipado com um motor V12. A F430 Scuderia será apresentada oficialmente em setembro, no Salão de Frankfurt, pelo ex-piloto Michael Schumacher.
Scuderia - Ferrari energizada
Incorporando o espírito de competição, marca esportiva faz versão especial da F430, com mais potência e menos peso, para elevar desempenho e ganhar agilidade