Scirocco é o nome do vento quente que sopra do deserto do Saara, em direção à costa mediterrânea da Europa. Sua associação com temperamento intempestivo levou a Volkswagen a usar o nome para seu esportivo de grande volume, cujo protótipo foi apresentado recentemente.
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Mas não é de hoje que a marca alemã usa o nome Scirocco em um de seus modelos. A primeira geração foi lançada em 1974, usava a mesma plataforma do Golf e, assim como o compacto, teve a carroceria desenhada pelo mestre Giugiaro. O hatch foi o primeiro VW esportivo com motor refrigerado a água, que, em sua versão inicial, produzia 85cv. Ao longo dos sete anos em que foi produzida, a primeira geração vendeu mais de 500 mil unidades e teve motores cujas potências variavam de 50 cv a 110 cv.
GTI
A segunda geração chegou ao mercado em 1981, mas as vendas foram inferiores, com 291 mil carros comercializados em 11 anos. Desenhado pelo próprio centro de estilo da Volkswagen, em Wolsburg, tinha na sua versão mais potente, a GTI 16V, um motor de 139 cv. Sua produção foi encerrada em 1992, sem um substituto.
Agora, passados 16 anos, a VW mostra como será o novo Scirocco. Assim como no modelo original, a idéia é oferecer um carro esporte com preço e temperamento ao alcance do consumidor, e que também seja prático para o uso quotidiano, podendo ser o único carro do seu proprietário. Isso sem abrir mão de estilo, prazer de dirigir e tecnologias de última geração.
O apelo ao consumidor começa pelo design. As linhas do estudo, apresentado em 2006, chegam ao protótipo quase sem alterações. Um dos elementos mais característicos do Scirocco é o teto longo, uma mistura de cupê e perua. A linha de cintura é proeminente, com laterais mais largas, para ressaltar a sensação de potência. O capô é afilado, conferindo à frente um estilo aerodinâmico e agressivo. O carro, inclusive, abre mão do tradicional V na grade do radiador, para destacar a sua singularidade.
Quinta geração
O Scirocco é baseado na quinta geração do Golf e tem o mesmo comprimento, de 4,28 m, embora seja significativamente mais baixo, como convém a um esportivo. Para compensar, o veículo é mais largo e, de acordo com a VW, tem espaço suficiente para quatro adultos, em vez do sistema tipo 2+2, comum em esportivos. O porta-malas, com capacidade para 292 litros, é compatível com um hatch médio e pode ser ampliado para até 755 litros, com os bancos traseiros rebatidos.
Além de ser equipado com o já tradicional ESP, o Scirocco oferece quatro opções de motor: três a gasolina, que produzem 122 cv, 160 cv e 200 cv; e um turbodiesel, que desenvolve 140 cv. Entre os elementos de alta tecnologia, estão o câmbio manual automatizado DSG, de dupla embreagem e sete marchas, e um teto panorâmico em vidro, que absorve 99% da radiação UV e 97% dos raios infravermelhos, além de filtrar até 80% da luz exterior.
Completando o pacote, todos os veículos, independentemente do nível de acabamento, são equipados com rodas aro 17, bancos esportivos na frente (com regulagem de altura), ar-condicionado, sistema de auxílio de frenagem e seis airbags.