Tem gosto para tudo. Uma das mais recentes invenções dos fãs do automobilismo nos Estados Unidos é a Formula Drift, na qual, em vez de corridas, as atrações são as derrapagens. Na verdade, a categoria nasceu no Japão, mas, como é normal, os norte-americanos transformaram a competição em espetáculo.
Particularmente popular entre os jovens, não é de se surpreender que a Scion queira estar presente nessas competições, já que a marca foi criada pela Toyota para atrair consumidores mais novos, que achavam os veículos da marca principal do grupo quadrados e antiquados.
Mas, na hora de desenvolver um veículo para competir nessa categoria, a marca se deparou com um problema: todos seus modelos são de tração dianteira, pouco adequada para competições onde o show são as espetaculares escapadas de traseira.
A solução foi modificar o cupê tC. A mudança mais óbvia, é claro, foi adaptar o modelo para tração traseira. A engenharia e execução da tarefa ficaram por conta da RS*S, empresa especializada em escapamentos e suspensões. A alteração só foi possível porque o tC usa a mesma plataforma do Avensis japonês, que pode ser equipado com tração integral. O principal desafio, no entanto, foi modificar a posição do motor, de transversal para longitudinal, o que evita a necessidade de mais um conjunto de engrenagens, que seria um peso inútil em um veículo de competição.
Potência
O motor, obviamente, também passou por uma extensa lista de modificações, que elevaram a potência de 160 cv para 400 cv. Para suportar as altas forças G durante as derrapagens, a embreagem foi reforçada com uma camada tripla de fibra de carbono. Isso sem contar bancos esportivos, freios maiores e rodas exclusivas.
A decisão de incluir a Scion na Formula Drift veio da boa resposta que a marca obteve em outras categorias desde sua estréia no mundo do automobilismo, nos últimos três anos. O objetivo, obviamente, é fazer com que futuros consumidores se sintam em veículos tão empolgantes quanto os que estão nas pistas.
A estréia do veículo foi no último fim de semana, no circuito de El Mirage Vehicle Arena, e a temporada deste ano ainda conta com mais seis provas espalhadas pelos EUA, até voltar à California, em outubro.