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Saturn Vue Green Line 2 Mode - O primo verde americano

Utilitário-esportivo da marca que pertence ao grupo GM tem tecnologia híbrida, que conjuga motores V6 a gasolina e elétrico e proporciona 50% de redução no consumo

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Foto:

Linhas da carroceria são praticamente as mesmas do Opel Antara, produzido na Europa pela subsidiária da General Motors

O Saturn Vue é o primo americano do europeu Opel Antara, ou seja, usa a mesma plataforma e quase as mesmas linhas de carroceria. Aproveitando a onda verde, a General Motors apresentou este ano uma versão com motor V6 do utilitário-esportivo alimentada pela tecnologia híbrida de dois modos (patenteada pela marca), que tem como objetivo principal a economia de combustível. Denominada Vue Green Line 2 Mode, a versão proporciona uma redução de 50% no consumo de combustível, em relação à opção com propulsor V6 convencional.

Sistema híbrido aparece na tela do painel


Na verdade, a Vue Green é a primeira aplicação da tecnologia de dois modos da GM em um veículo de tração dianteira. O sistema já equipa utilitários-esportivos grandes, como o Chevrolet Tahoe e o GMC Yukon, ambos com motor V8. Esse sistema híbrido proporciona economia de combustível, porque atua da seguinte maneira: desliga o motor, quando o veículo está em ponto morto; opta pela propulsão apenas elétrica, quando roda em baixas velocidades; corta o combustível durante a desaceleração; tem freios regenerativos (as baterias são recarregadas durante a frenagem); e tem sistemas de acessórios eficientes de energia. O conjunto engloba motores elétricos de 55kW, integrados à transmissão automática (2MT70), sendo que a energia para alimentar o propulsor vem de pacote de baterias de níquel-metal, acondicionada atrás da terceira fileira de bancos.

Dois modos
A transmissão é combinada com o motor V6 3.6, a gasolina, de injeção direta (injeta o combustível diretamente na câmara de combustão). No primeiro modo, em baixa velocidade e baixa carga, o sistema pode operar de três maneiras, dependendo das condições e do nível de carga da bateria: usando apenas energia elétrica, a potência do motor a gasolina ou a combinação das duas. Em marcha à ré, o veículo usa apenas energia elétrica. O segundo modo é usado inicialmente em velocidades mais elevadas, quando o sistema funciona com eletricidade e gasolina, para permitir que o motor (a combustão interna) opere em seu ponto mais eficiente, sob condições menos exigentes. Não há variações na velocidade do veículo, enquanto o sistema muda os modos de funcionamento dos dois propulsores.

Como o sistema híbrido alterou a distribuição de peso do Saturn Vue, as molas traseiras e dianteiras, os amortecedores e barras estabilizadoras foram recalibradas. O modelo pode rebocar até 1.588 quilos. Além da propulsão híbrida, o utilitário-esportivo compacto tem pneus de baixa resistência ao rolamento, que ajudam a economizar combustível; e uma lista bem completa de equipamentos (freios ABS, controle de estabilidade e de pressão dos pneus, detectores de capotamento etc.). O desempenho não foi comprometido: o Vur Green Line 2 Mode acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.