UAI

Sandero e J3 são reprovados em crash test no Latin Ncap

Mesmo com airbag, hatch chinês ganhou apenas uma estrela no teste, assim como o Sandero. Segundo entidade, padrão de segurança no continente continua 20 anos atrasado

Publicidade
Foto:

Latin Ncap criticou fragilidade da estrutura do JAC J3



Os veículos chineses que começam a povoar as ruas brasileiras tiveram uma má notícia nesta terça-feira. O Latin Ncap divulgou nesta manhã em Buenos Aires os resultados da terceira avaliação de carros comercializados na América Latina. O JAC J3, mesmo com airbag duplo, foi um dos piores colocados, ao lado do Renault Sandero.

Veja fotos do JAC J3
Veja fotos do Renault Sandero
Veja fotos do New Fiesta
Veja fotos do Renault Fluence
Veja fotos do Honda City
Veja fotos do Toyota Etios

Os dois modelos receberam apenas uma das cinco estrelas possíveis no teste de colisão frontal. No caso do Sandero, a ausência de airbags foi alvo críticas do próprio instituto: “Esse foi um resultado decepcionante por parte da Renault, um fabricante com boa reputação na Europa em termos de segurança. A companhia certamente pode oferecer algo muito melhor, como o conferido em outro modelo testado; o Fluence, por exemplo, que obteve quatro estrelas”, diz o comunicado oficial.

Assista aos vídeos no final da matéria

Já o JAC J3, mesmo contando com bolsas infláveis, recebeu apenas uma estrela. De acordo com o Latin Ncap, isso indica fragilidade da estrutura, que deveria suportar o impacto para proteger os ocupantes. “Os consumidores não devem ser confundidos pelos fabricantes que se descansam apenas nos airbags para oferecer uma falsa impressão de segurança”, afirma a entidade.

Ford New Fiesta ganhou quatro estrelas no Latin Ncap



A conclusão do Latin Ncap é que o nível de segurança nos carros comercializados na América Latina continua baixo. Segundo análise, o padrão dos carros populares no continente ainda continua com 20 anos de atraso em comparação com países industrializados. A nota máxima obtida nos carros avaliados foi quatro estrelas.

Caso do Ford New Fiesta e Honda City, ambos com airbag duplo. Os dois veículos receberam quatro estrelas em colisão frontal, tanto para passageiros adultos, como para crianças em cadeirinhas. O Renault Fluence recebeu quatro estrelas para adultos, mas apenas duas no grau de proteção infantil.

Renault Sandero também foi lanterninha com apenas uma estrela



O Toyota Etios, recém-lançado no Brasil, recebeu quatro estrelas para passageiros adultos e duas para crianças. Outro modelo avaliado foi o Volkswagen Polo hatch, equipado com airbag duplo. O carro recebeu quatro estrelas para adultos e três para crianças em cadeirinhas. O Volkswagen Bora, já fora de linha no Brasil, ganhou três estrelas tanto para adultos como para crianças.

JAC J3

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_199897').innerHTML='';}



Ford New Fiesta Hatch

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_199941').innerHTML='';}



Honda City

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_199943').innerHTML='';}



Renault Sandero

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_199902').innerHTML='';}



Volkswagen Polo

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_199903').innerHTML='';}



Toyota Etios

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_199904').innerHTML='';}



Renault Fluence

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_199944').innerHTML='';}



Volkswagen Bora

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_199947').innerHTML='';}