A chance do nome Saleen ser familiar, mesmo entre muitos amantes de automóveis e velocidade, é pequena. Normalmente associada a carros tunados, a marca também é responsável pela produção do carro mais potente dos Estados Unidos, o S7.
CLIQUE AQUI E VEJA O SALEEN S7 EM MOVIMENTO!
A relação da Saleen com veículos preparados se justifica, pois a fábrica, comandada pelo ex-piloto Steve Saleen, surgiu, em 1983, para adaptar carros de produção para as pistas das muitas categorias de competição do tipo turismo existentes nos EUA. No ano seguinte, fez o primeiro veículo de venda, adaptado a partir de um Mustang. A associação entre a Ford e a Saleen dura até hoje. A fábrica chegou a ser escolhida como fornecedora de peças para o exclusivo Ford GT.
Mas não satisfeita em ser apenas uma especializada, a Saleen apresentou, em 2002, o S7. Um veículo feito para competir com os mais potentes modelos da Porsche, Ferrari e Lamborghini. É o único esportivo norte-americano de motor central e também com potência acima de 500 cv. Em alguns testes, o veículo chegou a ganhar o título de carro mais veloz do mundo.
No entanto, a concorrência européia continuou a produzir bólidos cada vez mais rápidos. Para não ficar atrás, os americanos responderam com uma versão com dois turbos para o ano/modelo 2007, que faz o motor V8 de 7.0 litros produzir nada menos do que 750 cv. Com o novo motor, também foram feitas adaptações aerodinâmicas, além de reforços no chassi e recalibragem das suspensões.
Tanta potência, aliada a uma estrutura leve (o carro pesa apenas 1.338 kg), resulta em máquina capaz de atingir 100 km/h em apenas 2,8 segundos. A velocidade máxima, de acordo com o fabricante, é de 399 km/h.
Mesmo tendo concebido omodelo para obter o máximo desempenho, os engenheiros da Saleen conseguiram unir forma e função e desenharam um veículo agradável aos olhos e que consegue se distinguir dos rivais da Europa. O toque especial são as portas que se abrem para cima, uma referência aos modelos Lamborghini.
Os ocupantes não foram esquecidos. O interior é revestido em uma combinação de couro e camurça, com vários mimos, como bancos e abertura elétrica das portas e do porta-malas. Isso sem contar com o sistema de entretenimento que inclui DVD e até televisor. O monitor também reproduz imagens de pequena câmera de vídeo na traseira, para ajudar em manobras.