UAI

Salão do Automóvel de São Paulo mostra lançamentos para todos os bolsos

Do pequeno chinês J2 ao esportivo alemão de meio milhão de Euros. Apenas nesta segunda-feira, 19 marcas mostraram suas novidades que prometem agradar todos os públicos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Compacto Chevrolet Ônix roubou a cena no Salão do Automóvel de São Paulo

 

De São Paulo - O público que chegar ao Anhembi na próxima quarta-feira (24), quando abre o Salão do Automóvel, vai encontrar um ambiente completamente otimista para o mercado brasileiro. Enquanto as montadores se preocupam com investimentos lá fora, é aqui que elas depositam a confiança que falta em outros mercados. Prova disso são os importantes lançamentos que o salão brasileiro registra esse ano, inclusive da Mercedes-Benz, que apresentou pela primeira vez ao mundo o SLS GT3 45 AMG, um superesportivo que comemora os 45 anos da divisão esportiva da marca, a AMG. Se você gostou, corra, pois a série é limitada em apenas cinco unidades em todo o mundo. Uma delas já foi vendida no Brasil para um feliz consumidor da região Sul do país. A outra unidade reservada ao mercado brasileiro, ainda se encontra disponível por singelos 500 mil Euros.


Mas o primeiro dia de apresentações para a imprensa teve estréias mais simples e condizente com o perfil de consumo do brasileiro, como a série Interlagos dos modelos Palio e Uno Sporting, da Fiat. Ainda nessa linha, a Nissan mostrou a versão em homenagem às Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro do compacto March, que será ofertado com motores 1.0 e 1.6, mas o carro ainda não tem previsão de chegar ao mercado. Aos jornalistas, o presidente da montadora no Brasil, Christian Meunier, disse que eles pretendem ser a primeira marca asiática no Brasil. No encontro, foi confirmada a vinda do Altima, um sedan médio já vendido nos Estados Unidos, por exemplo. Ele virá com motor 2.5 e câmbio CVT e deverá brigar com o Fusion, que foi uma das atrações no estande da Ford.

O novo modelo chega ao Brasil, por enquanto, apenas com motor EcoBoost 2.0 de quatro cilindros que gera 240 cv de potência. A montadora aproveitou o salão para mostrar outro seda inédito na América do Sul, o Focus reestilizado. Nenhum detalhe sobre a possível vinda dele foi passada, mas para um bom entendedor, meia palavra basta. A marca do oval azul mostrou ainda o novo New Fiesta, que deverá chegar já no ano que vem. Com desenho inspirado no Fusion, ele promete agradar.

Mas quem chamou a atenção de verdade no estande da Ford foi o novo Mustang Boss 302 Laguna Seca, lançado recentemente nos Estados Unidos. O motor V8 5.0 é capaz de gerar 450 cv de potência.

 

Lançamento mundial da Mercedes GT3 AMG em São Paulo. São apenas 5 unidades em todo o mundo, sendo 2 no Brasil e uma já foi vendida

 

Esportivos e realistas

Duas marcas francesas mostram no Salão de São Paulo suas opções esportivas e que podem ser realidade na sua garagem. A Peugeot oficializou o 308 THP, que vem com o mesmo motor 1.6 Turbo que já equipa o 408 e o Citroën DS3. O propulsor gera 165 cv e acopla uma caixa automática de transmissão de seis velocidades. Já a Renault deixou o Fluence com um ar mais jovial na versão GT. Segundo o fabricante, ele chega aos 100 km/h em apenas oito segundos, graças ao motor 2.0 Turbo de 180 cv. O GT é preparado pela Renault Sport, divisão responsável pelos modelos esportivos da marca.

Compactos

O salão 2012 mostra que a indústria brasileira ainda valoriza os compactos. A Renault mostrou o novo Clio para o Brasil. Longe de ser o que ele é na Europa, o Clio até ficou mais simpático e quer manter a amizade com os jovens ao oferecer kits com diferentes opções de personalizações. Quem também deu as caras foi o chinesinho J2, da JAC Motors que tem como diferencial o pacote completo de itens de série, além de possibilidade de personalização, inclusive com pintura externa em cores exóticas, inclusive um chamativo rosa. A marca chinesa também mostrou a versão esportiva do já conhecido J3.

Neymar conhece o conceito Taigun, da Volkswagen

Na Volkswagen, o Up! veio de forma discreta e trouxe uma versão conceito de Buggy, pensado para o ensolarado Brasil. O pequeno não tem previsão de estréia por aqui, mas a vinda não é descartada. Na apresentação da marca, o jogador Neymar chegou em um Gol duas portas, foi entrevistado pelo presidente da VW, Thomas Shmall, que brincou com o jogador do Santos dizendo que ele dificilmente irá bater o recorde da Volkswagen de fazer sete milhões de Gol. Neymar conheceu o conceito Taigun e foi embora pra casa dirigindo um Audi R8 V10 Spyder. Voltando ao popular Gol, ele estará disponível por a apartir de R$ 26.690.

Na Chevrolet, apesar da exuberância da estreante Trail Blazer, foi o compacto Ônix quem roubou a cena. O modelo chega ao mercado por a partir de R$ 29.990 na versão LS com motor 1.0 e já equipado com direção hidráulica, airbag duploe freios ABS desde a versão de entrada.

Hyundai HB20x começa a ser vendido em janeiro de 2013 no Brasil



Na Hyundai, a estrela foi o HB20X, uma versão aventureira do hatch que começa a ser vendido já em janeiro com motor 1.6 16V de 128 cv. Como esse estilo está na moda no Brasil, nem é preciso ser vidente para saber o futuro desse carrinho. Para março, a Hyundai confirmou a chegada da versão seda.

Nesta terça-feira (25), outras 14 montadoras irão mostrar suas novidades ao mundo a partir de São Paulo.