A China cresce e amplia seus horizontes. O país produz volume cada vez maior de automóveis, de olho no mercado mundial. Em contrapartida, as montadoras ocidentais estão muito interessadas no poder de compra dos chineses, que já ultrapassaram os americanos quando o assunto é carro. Sob esse panorama, está sendo realizada a 11ª edição do Salão do Automóvel de Pequim, na China, mostra aberta ao público, domingo. Instalada em uma área equivalente a 40 campos de futebol, a mostra exibe algumas novidades locais, 65 carros-conceito e 95 novas alternativas de energia, entre elétricos e híbridos.
Para se ter uma ideia da importância da China no mercado automotivo mundial, basta analisar os números recentes e focar nas expectativas para o futuro próximo. Em 2009, os chineses emplacaram cerca de 14 milhões de veículos, assumindo o título de maior mercado do mundo, deixando os EUA para trás. As marcas nacionais ficaram com 50% desse volume, mas agora querem ampliar a capacidade, inclusive para aumentar as exportações. Estão de olho na América do Sul, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Já os fabricantes ocidentais, principalmente Volkswagen, Ford e General Motors, querem "invadir" a China, pois estão muito interessados em morder uma fatia dos 15 milhões de carros que devem ser vendidos naquele mercado.
Veja mais fotos das novidades do Salão de Pequim!
A VW, por exemplo, anunciou no Salão de Pequim que vai construir duas novas fábricas na China, com um investimento total de US$ 2,2 bilhões. Além disso, a marca alemã pretende lançar sete modelos, entre novos e reestilizados. Atualmente, a China tem tudo para se tornar o maior mercado individual do grupo VW até o fim do ano, superando a Alemanha. As vendas de carros na China aumentaram quase 50% no ano passado e alguns analistas esperam um crescimento de mais 20% em 2010.
Um dos principais fabricantes chineses, a Chery marca presença no salão expondo sua linha com os modelos Face e Cielo, que desembarcam no Brasil ainda este ano. As novidades da marca são o Tiggo Master e o sedã G5, com motor turbo, que chegará ao mercado brasileiro em 2011.
Confira a galeria com as modelos do Salão de Pequim!
Outra chinesa, a Geely apresenta o modelo esportivo Gleagle GS (foto), com motor 1.3 turbo de 127cv, e um carro elétrico compacto, alternativa para os conturbados centros urbanos. A JAC exibe no evento os modelos J3 (compacto), J5 (sedã) e a minivan J6, que serão exportados para o Brasil em 2011.
Confira as novidades de todas as marcas