UAI

Salão de Paris completa 116 anos de história automotiva em 2014

Exposição, que começou em 1898, é uma das mais importantes do mundo

Publicidade
Salão de Paris completa 116 anos de história automotiva
Salão de Paris completa 116 anos de história automotiva Foto: Salão de Paris completa 116 anos de história automotiva



Um dos principais salões de automóveis do mundo inicia nesta quinta cheio de expectativas em torno dos novos carros que poderão estar em breve nas ruas. O Salão de Paris reunirá marcas do mundo inteiro. E o Vrum está na capital francesa pronto para trazer todas as novidades.

Mas antes dos possantes serem apresentados (por mais que alguns já foram revelados), vale relembrar um pouco da história do Salão de Paris. A primeira edição aconteceu em 1898, quando por iniciativa do Automóvel Clube da França, o evento foi criado para promover o automóvel, algo muito raro naquela época. Nascia então a Exposicion Internacionale d'Automobile.

 

Apesar de existir há 116 anos, o evento não teve edições em todos os anos. Passou inativo durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial e teve um momento de turbulência durante a Grande Depressão, reduzindo quase pela metade o número de expositores.

Salão de Paris traz as novidades do mundo automotivo desde 1898



Após um período conturbado, o público voltou a prestigiar em peso no final da década de 1960, passando de mais de um milhão de visitas. Na década de 1970 o Salão passou a ser bienal, revezando o evento com o Salão de Frankfurt, na Alemanha.

Em 1998 completou um século de existência cheio de prestígio e relevância para o mercado automobilístico mundial. Desde então vem acompanhando o cenário das montadoras, que sofrem com países em crise, mas compensam em países emergentes.



Ao longo de 116 anos, vários modelos foram apresentados no Salão de Paris. Destacamos alguns: Citroën Traction Avant e Tatra T77 (1934), Renault Celtaquatre (1933), Voisin 135 Aérodyne (1934); Delahaye 135, Peugeot 402 (1935), Lancia Aprilia,  Peugeot 302 (1936); Renault Juvaquatre (1937), Delahaye 135 Figoni & Falaschi cupê (1938), 2CV da Citroën (1948), 203 da Peugeot e o Vedette da Ford, Ferrari 166 Inter (1949), Simca Aronde e o Mercedes 220/300 (1951), Karmann-Ghia (1952), Simca Vedette, Facel-Vega HK 500 (1953), Citroën ID/DS (1955), Peugeot 403 Lincoln Mark (1955) foram os primeiros destaques nas primeiras edições.