UAI

Salão de Detroit: 108 anos de história

Detroit Auto Show completa 108 anos de existência, da popularidade ao declínio, e agora abre as portas com cenário bem mais estável

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

1967 - Ford Mustang em exibição, hoje uma relíquia

 

A previsão do clima para esta quinta-feira em Detroit é de -12° C, mas o frio da cidade será aquecido a partir da próxima semana, pelo menos dentro do Cobo Hall, onde acontece o Detroit Auto Show. O Salão Internacional do Automóvel abre a temporada de novidades do mercado de 2015 e apresenta lançamentos que logo estarão nas ruas do Brasil e do mundo. A mostra nasceu em 1907 com pouca abrangência, foco regional, porém em 1987 ganhou dimensões internacionais e hoje é uma festa para os apaixonados por quatro rodas.

 

 

2008 - Picape Dodge Ram apresentada do lado de fora do Cobo Hall

 

 

 

Nesses 108 anos de existência, o evento ganhou popularidade, ascendeu e decaiu com vários momentos históricos. Inclusive, passou um período sem ser realizado, entre 1941 e 1953, por conta da eclosão da Segunda Guerra Mundial e a proibição do governo dos Estados Unidos de vender automóveis novos. Depois foi retomando a força até entre 1987 e 1988 emergir como uma mostra internacional.


Em 2004 alcançou o recorde de lançamentos, com um total de 79 novos carros lançados, sendo 55 revelados pela primeira vez ao mundo.

 

 

2009 - Cadillac conversível em apresentação

 

 


Queda
A crise financeira no mercado imobiliário de 2007 atingiu em cheio o setor automotivo, quando quase três milhões de carros deixaram de ser fabricados nos EUA. Mesmo assim, em 2008, o salão chegou ao seu auge, com números impressionantes: recebeu mais de 700.000 participantes, mais de 6.000 meios de comunicação internacionais de 63 países e atraiu mais de 37 mil membros da indústria a partir de 2.000 empresas. Já em 2009, o clima era de total desânimo, com poucas novidades das montadoras. O Naias sentiu um leve desprestígio.

 

 

2011 - Na tomada, Honda Fit Elétrico



 


A partir de 2010, o cenário ficou diferente e o salão enfrentou a crise junto com os Estados Unidos. A recuperação vem sendo conquistada a cada ano e demonstrando força, tradição e contando com a confiança da indústria. Por isso, 2014 cumpriu as expectativas e enterrou de vez qualquer resquício de decadência, numa grande festa, com a celebração da 25ª edição com o nome North American International Auto Show (Naias), recheada de lançamentos de carros.

 

 

 

2012 - Cenário utomotivo melhora

 

 

2015
Com mais de um século de tradição, a edição 2015 abre as portas para a imprensa na próxima segunda-feira (12) com outra roupagem: o foco é na tecnologia do automóvel. Os fãs automotivos, assim como nos grandes desfiles de moda, terão uma noção das tendências que farão parte da realidade automotiva. Pela primeira vez uma marca chinesa, a Gac Motor, estará no Naias, um ensaio para sua entrada no mercado norte-americano. O conceito de crossover chamado GS4 irá “sentir a temperatura” e poderá ser um marco. O Vrum fará a cobertura completa do Naias 2015, que abre as portas de 12 a 25 de janeiro, e promete ser uma edição inesquecível para o setor.

 

 

 

2014 - Fim da crise, 25ª edição com o nome North American International Auto Show