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Saiba qual o momento certo de trocar os fluidos da direção e transmissão

Diferente do óleo do motor, os fluidos da direção hidráulica e da transmissão não precisam ser substituídos periodicamente. Mas é bom ficar atento ao nível deles

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Saiba qual o momento certo de trocar os fluidos da direção e transmissão
Saiba qual o momento certo de trocar os fluidos da direção e transmissão Foto: Saiba qual o momento certo de trocar os fluidos da direção e transmissão

Ninguém precisa ser um especialista em mecânica para saber que o óleo do motor do carro necessita ser substituído de acordo com o prazo ou a quilometragem determinada pelas montadoras. Isso porque o lubrificante trabalha com altas variações de temperatura e está sujeito à presença de resíduos e poluentes resultantes da combustão. No entanto, para sistemas como o da direção hidráulica e de transmissão, que são fechados e atuam sem contato com esses tipos de contaminantes, existem dúvidas quanto à necessidade ou não da substituição de seus respectivos fluidos.

DIREÇÃO HIDRÁULICA O supervisor de serviços da Ford Reinaldo Nascimbeni esclarece que, por não passar por uma degradação mais agressiva, a exemplo do óleo do motor, o óleo da direção hidráulica, que normalmente é um produto de boa qualidade, não precisa ser substituído. “É bom verificar sempre o nível do reservatório e prestar atenção para qualquer tipo de vazamento que possa ocorrer”, recomenda. Em caso de vazamento, que pode ser causado por problemas nas mangueiras ou nas conexões, o nível do óleo deverá ser completado, depois de corrigido o defeito. Nascimbeni diz que, ao longo dos anos, uma certa quantidade de óleo do reservatório pode evaporar. Sendo assim, o nível também deve ser completado. Outra coisa que pode ocorrer devido ao uso prolongado é a oxidação do produto, que pode ser evitada com o uso de um fluido sintético, de qualidade superior. O supervisor da Ford alerta, ainda, que o hábito de segurar a direção do veículo quando ela atinge o final do curso não é aconselhável, pois isso aquece o óleo excessivamente e afeta sua deterioração.

50.000km De acordo com o engenheiro Francisco Satkunas, da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), se a direção hidráulica do veículo apresentar funcionamento normal, não há motivos para trocar o óleo. “Porém, alguns fabricantes orientam que o fluido deve ser substituído por volta dos 50 mil quilômetros. Sendo assim, o mais importante é seguir a determinação da fábrica”, alerta. O engenheiro orienta que, se houver a necessidade de substituir o fluido, o procedimento deve ser feito em concessionária autorizada ou em oficinas credenciadas. “A tendência para o futuro é de que os carros adotem cada vez mais a direção elétrica, equipamento que não utiliza óleo e não possui itens como mangueira ou bomba”, destacou.

TRANSMISSÃO Francisco Satkunas confirma que o óleo usado nos sistemas de transmissão, tanto para câmbio manual quanto para o automático, também não tem necessidade de ser substituído. “Basicamente, utiliza-se para a transmissão manual um óleo mais convencional, fácil de ser encontrado e que pode também ser completado, caso o nível esteja baixo. No caso do câmbio automático, é usado um óleo mais fino em relação ao da transmissão manual, similar ao fluido indicado para direção hidráulica”, relata. Para o câmbio do tipo CVT, ainda pouco encontrado, Satkunas diz que existe um óleo especial e que pode ser encontrado em autorizadas. Ainda segundo ele, algumas marcas recomendam a troca do óleo da transmissão automática aos 60 mil quilômetros. Dessa forma, o melhor a ser feito é conferir no manual do proprietário a correta indicação do fabricante para cada situação.

Severas Segundo Nascimbeni, a Ford só recomenda a troca do óleo da transmissão para veículos com quilometragem mais avançada, acima de 100 mil quilômetros, e que sejam submetidos ao uso em condições mais severas (vale lembrar que a ida à padaria ao lado de casa é um tipo de uso severo). “Para veículos que tenham condições normais de uso, não há a necessidade de substituir o lubrificante. Porém, deve-se prestar atenção a qualquer tipo de vazamento ou ruído no engate das marchas e completar o nível caso seja necessário.”