UAI

Saiba como regular o banco do carro para dirigir com segurança e conforto

Pequenas mudanças de hábitos no momento de dirigir podem evitar grande desconforto ao condutor e até sequelas na coluna. Vídeo ensina a maneira adequada

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Saiba como regular o banco do carro para dirigir com segurança e conforto
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


Qual a sua altura? Quanto você pesa? Como o carro está virando a segunda casa de muita gente e o interesse das montadoras em torná-los mais compatíveis com a estrutura física de cada motorista é crescente. Embora bancos cada vez mais ergonômicos cheguem ao mercado, eles não são capazes de garantir sozinhos o conforto e a saúde dos motoristas. Esta matéria vai precisar de pouco menos de cinco minutos para te mostrar que pequenas mudanças de hábito podem evitar desde edemas até problemas de coluna, como hérnia de disco e osteofitose, popularmente conhecida como "bico de papagaio".

Com desconfortos na coluna há 16 anos, o taxista Antônio Sérgio está com dificuldade de trabalhar. "Sinto uma dor que passa do final das costas até as pernas. Até que a perna direita não dói tanto, mas quando preciso pisar na embreagem, o incômodo é enorme", coloca. Antônio, que passa pelo menos 12 horas de seu dia dirigindo e já iniciou o processo de fisioterapia para combater a suspeita de hérnia de disco. Não raro, chega a sentir o corpo paralisado e encontrar, inclusive, dificuldades para andar. "Comprei uma capa massageadora de bolinhas, para o banco do meu carro. Alivia bastante, mas os médicos disseram que preciso melhorar minha postura", comenta.

[embed]https://www.youtube.com/embed/DIRavvjIskc?rel=0[/embed]


Segundo Leonardo Bisso, professor de fisoterapia da Faculdade Estácio de Sá, a postura ideal ao volante é aquela que deixa a coluna do motorista bem apoiada no assento, sem que haja nenhum tipo de sobrecarga muscular e nas articulações. "A lombar precisa estar bem apoiada, caso contrário, toda a musculatura das costas vai entrar em tensão para sustentar essa posição incorreta. Além disso, o mais adequado para uma pessoa sentada é manter a angulação mais próxima de 90° possível entre coxas e joelhos, assim como entre quadril e coxas", ensina.

O taxista usa capa massageadora para reduzir os incômodos


Cuidados

A postura errada acaba comprimindo a região posterior do joelho, o que interrompe a circulação do fluxo sanguíneo. "Os membros inferiores recebem a descarga de peso do corpo, é preciso que o sangue circule. Algumas pessoas chegam ao final do dia com edemas, como inchaço nos pés. A longo prazo, a falta de retorno venoso pode se converter em varizes, além de fortes dores", explica o fisioterapeuta.

Por isso, se mexer é fundamental. Segundo Leonardo Bisso, como a própria atividade de dirigir mantém o organismo em situação de alerta, o mais adequado seria descer do carro a cada 50 minutos para relaxar e alongar a musculatura. Para quem não puder se dar ao luxo de para, o Vrum elaborou uma pequena cartilha de exercícios para se fazer durante o engarrafamento. Assista o vídeo:

Antônio Sérgio iniciou a fisioterapia para aliviar as dores na coluna