Com as constantes pancadas de chuva de verão, uma das cenas mais comuns nas grandes cidades nesta época do ano são ruas e avenidas alagadas. O melhor é evitar esses trechos, mas, se o motorista tentar atravessá-los e o carro parar no meio da água, ele deve tomar alguns cuidados, pois pode ter ocorrido o chamado calço hidráulico, que é a entrada de água pelo sistema de captação de ar do motor, cujo conserto é caro e não é coberto pela garantia nos veículos mais novos. Saiba como evitar esse grande desfalque na conta bancária, ficando atento para algumas dicas.
PELA ENTRADA DE AR Através do sistema de captação de ar do motor, a água entra no interior dos cilindros. Quando o pistão tenta subir, encontra a enorme resistência da água, que, diferentemente do ar, é pouco compressível, provocando o calço hidráulico. O enorme esforço do pistão provoca o empenamento das bielas e, consequentemente, o travamento do motor.
PUXANDO PARA DENTRO Geralmente, o problema ocorre quando o motorista atravessa trechos alagados. Ao passar por esses locais, o movimento de aspiração de ar, realizado pelos pistãos (que funcionam, neste caso, como o êmbolo de uma seringa), acaba puxando água para dentro do motor. Mas a água também pode entrar pelo escapamento, causando o mesmo problema.
FIQUE LIGADO Evite passar por locais muito alagados. É melhor perder algum tempo do que ter um prejuízo enorme;
Se realmente tiver que atravessá-lo, engate a segunda marcha e mantenha a aceleração média e constante, pois isso vai evitar que a força de aspiração do motor seja muito alta, a ponto de puxar água para dentro do motor, e fazer com que o volume de gás expelido pelo propulsor seja suficiente para impedir a entrada de água pelo escapamento;
Se o motorista deixar o motor apagar durante a travessia, a primeira recomendação é não tentar fazer com que ele funcione (nem “no tranco” nem na chave), pois o motor poderá estar cheio de água e isso poderá provocar o calço hidráulico. O melhor é colocar a alavanca de marchas em ponto morto, empurrar o veículo até um local seguro e chamar um reboque, para que seja feita uma análise detalhada na oficina.
QUAL O TAMANHO DA FACADA? Quando o motor de seu carro sofre um calço hidráulico, ele precisa ser aberto para a troca, revisão e reforma de alguns componentes. Mas, antes de abri-lo, deve-se ter a certeza de que realmente ocorreu empenamento da biela. Como fazer? Segundo Fábio Monteiro, da Retífica Monteiro, primeiro deve-se fazer a medição da face superior do pistão com a face superior do bloco, colocando um aparelho chamado “relógio comparador”, que vai indicar se algum dos pistãos está mais baixo, o que significa que a biela está empenada.
De acordo com Fábio, a abertura de um motor 1.0, de oito válvulas, o “brunimento” dos cilindros, a revisão do cabeçote, a conferência dos pistãos, o polimento no virabrequim e a troca da (s) biela (s), casquilhos, anéis e jogo de junta ficam em torno de R$ 1,5 mil. Mas, se precisar trocar o bloco – pois em alguns casos a biela perfura o bloco do motor –, o prejuízo sobe para cerca de R$ 3,5 mil.