Em 11 de setembro de 1977, a sueca Saab lançava o seu primeiro modelo equipado com turbocompressor, o 900 Turbo. Para comemorar a data, a montadora desenvolveu versão apimentada (a mais potente já produzida pela Saab até hoje) do sedã 9-3, de produção limitada, para apresentá-la no Salão de Frankfurt, que abriu suas portas para a imprensa especializada exatamente em 11 de setembro.
Por fora, o Saab Turbo tem pintura na cor preta, inspirada na do modelo de 1977. Também fazem parte do pacote da edição limitada o novo pára-choque dianteiro, com tomadas de ar maiores e desenhadas de forma a melhorar a secção frontal, em termos de aerodinâmica, e a alimentação do motor e intercooler; a grade frontal, com detalhes em cinza titânio; pára-choque traseiro, com separação do fluxo de ar, para reduzir a resistência aerodinâmica e melhorar a estabilidade em altas velocidades; pequeno aerofólio integrado à tampa do porta-malas; as saias laterais; e as rodas em liga leve de 18 polegadas, com desenho bem mais esportivo.
Por dentro
O interior do Saab Turbo X segue a mesma filosofia externa. Os bancos são esportivos, em couro preto, com apoios laterais. Para reforçar a atmosfera esportiva, detalhes em fibra de carbono foram aplicados nos painéis de instrumentos e da porta, na tampa do porta-luvas e na base da alavanca de marchas. Aliás, o mostrador da pressão do turbo é uma réplica do que estava no painel do 900 Turbo, do fim da década de 1970. O volante também tem cobertura em couro. Para personalizar ainda mais o carro, o dono pode pedir para gravar seu nome, e o número do modelo.
Para fazer jus ao nome, o modelo tem motor incrível: um V6 2.8, com turbo (é claro!), que desenvolve 284 cv de potência máxima e permite que o motorista desfrute de toda a sua força (torque de 40,8 kgfm) de 2.150 rpm a 4.500 rpm. O propulsor tem ângulo de abertura de 60°, comando de válvulas variável e foi todo construído em alumínio. O motorista pode optar entre câmbio manual ou automático, ambos de seis velocidades.
Outra qualidade mecânica do Saab X Turbo é o seu inovador sistema de tração integral nas quatro rodas, com controle eletrônico do diferencial, que garante equilíbrio perfeito, e distribuição de força (pode transferir até 40% do torque para o eixo dianteiro). Para garantir ainda mais segurança, o modelo tem controle eletrônico de estabilidade e freios ABS de última geração, com enormes discos ventilados na dianteira (345 mm x 30 mm) e traseira (292 mm x 20 mm).