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Romeo & Giulietta

Nova geração de modelos Alfa Romeo abandonou a numeração na identificação e passa a ostentar denominações mais atraentes, que já caracterizaram os carros de cuore sportivo

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De Balocco, Itália - É uma antiga história de amor, tanto a de Romeu com a Giulietta (da família Scapoleto, de Verona) quanto a dos Alfa Romeo Giulietta fabricados de 1955 a 1964, e de 1977 a 1985. O hatch de cinco portas foi lançado no Salão de Genebra do ano passado e o design, marcante, saiu das pranchetas do próprio Centro Stile Alfa Romeo. A plataforma é um desenvolvimento da utilizada anteriormente pelo Alfa 147 e Fiat Stilo. É a mesma do Bravo, porém mais sofisticada. O eixo traseiro, por exemplo, é de braços múltiplos (multi-link). O motor do carro avaliado é o MultiAir 1.4 Turbo, com 170cv, que leva a Giulietta do zero a 100km/h em apenas 7,7 segundos (dado da fábrica). Contribui para o desempenho seu peso não exagerado, de apenas 1.290kg.

Painel tem comandos bem à mão e instrumentos de fácil leitura

Quer andar mais “manso”? O coração da Giulietta pode reduzir a frequência de batimento com um 1.4 TB convencional de apenas 120cv. Quer aproveitar ao máximo a bela plataforma? Tem o bravíssimo Quadrifoglio, com o 1.750 (número mágico da marca!), injeção direta e turbo despejando 235cv, sempre nas rodas dianteiras. Tem alfista até hoje torcendo o nariz para a tração dianteira. O câmbio é de seis marchas, manual ou de dupla embreagem.

O comportamento do carro em qualquer situação é típico de um Alfa: muito esportivo, anda grudado ao chão e não fica tanto a dever em termos de conforto como se poderia prever. A suspensão, muito bem projetada, conta ainda com ajuda eletrônica do controle de estabilidade (ESP), além do controle dinâmico (VDC), na direção Dynamic Steering Torque (DST), diferencial eletrônico e um seletor (DNA) que permite ao motorista optar pelo comportamento do carro interferindo nos freios, na direção, suspensão e câmbio.

Desenho do esportivo é equilibrado, com a linha de cintura elevada e lanternas traseiras horizontais

Motorista e passageiro são “vestidos” pelos bancos dianteiros, mas o traseiro só comporta dois adultos com conforto. Ergonomia agrada bastante, com comandos bem à mão e painel de fácil leitura.

O acabamento interno evoluiu muito em relação às antigas Alfas, mas ainda privilegia mais a esportividade do que o luxo. Para alegria dos “alfisti”. Em termos de segurança, nota 10: cinco estrelas na avaliação do EuroNCAP.

A marca por meio da Alfa Romeo deverá voltar aos EUA pela rede de concessionários Chrysler. Na Argentina, já marca presença através de importador independente. No Brasil, a Fiat não diz nada, mas é provável que retorne também pelas revendas Chrysler. Aí, já dá para encarar um romance com a Giulietta.

 

Veja o vídeo do teste: 

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FICHA TÉCNICA

Motor
1.4 MultiAir de 170cv de potência a 5.500rpm e torque de 25,5kgfm a 2.500rpm

Transmissão
Manual de seis velocidades

Dimensões (metros)
Comprimento, 4,35m; largura, 1,80m; altura, 1,47m e entre-eixos, 2,64m

Desempenho
Velocidade máxima, 218km/h; aceleração até 100km/h, 7,8 segundos