O face lifit da linha Phantom foi apresentada em março, no Salão de Genebra, mas a Rolls-Royce guardou para o Salão de Pequim o lançamento da carroceria com entre-eixos estendido. Esse modelo completa a família, que já contava com um sedã, um cupê e um conversível. São mais 25cm de espaço na parte de trás, completando 6,09m de comprimento e 3,82 de entre-eixos. O lançamento na China não foi por acaso, já que aquele é o maior mercado da Rolls-Royce.
Mesmo reestilizado, alguns elementos permanecem nesse modelo, como o formato do radiador (o arco dórico) e a estatueta alada denominada Spirit of ecstasy. Para evitar qualquer vandalismo, a imagem feminina pode ser recolhida para dentro do capô. O interior também mescla elementos tradicionais e tecnológicos, traduzidos na imagem de um relógio analógico que, com o toque de um botão, entra para o painel e dá lugar a uma tela multifuncional. Nessa telinha, por exemplo, é possível visualizar várias câmeras ao redor do veículo e também acessar a navegação por satélite com mapa em 3D.
A porta traseira abre em sentido oposto ao convencional e em seu interior existe espaço para guardar um guarda-chuva exclusivo. O piso é plano e o tapete é feito em lã. Para dar privacidade e segurança, os bancos individuais são posicionados para que a cabeça do passageiro fique emparelhada com a coluna C. Além dos 25cm adicionais para as pernas, é possível relaxar assistindo TV ou DVD nas telas individuais de 12 polegadas.
ARTESANAL Símbolo maior do luxo sobre rodas, os materiais que compõem um Rolls-Royce são escolhidos com muito cuidado. Para obter um couro impecável, livre de marcas, o gado é criado em um ambientes aberto, sem espinhos ou arame farpado. Cada uma das 450 peças de couro que compõem o interior desse Phantom é cortada a laser e costurada à mão. Dependendo da configuração, o veículo pode receber até 43 partes em madeira. Para garantir a uniformidade, cada conjunto de madeira deve vir da mesma árvore. Na fábrica de Goodwood, na Inglaterra, existem apenas dois robôs usados na pintura. No mais, são cerca de mil funcionários, como os artesãos que trabalham com madeira e couro.
USINA
E como fazer para que um veículo com 2.694kg alcance aceleração até os 100km/h em 6,1s e velocidade máxima limitada eletronicamente de 240km/h? Dá-lhe um motorzão V12 de 6.75 litros, com injeção direta de combustível, que gera 460cv de potência e 73,4kgfm de torque (75% disponíveis já às 1.000rpm). A caixa automática de oito velocidades é nova.