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Um Rolls-Royce de 1929 com motor elétrico de 201cv? Conheça o modelo

O veículo é um Rolls-Royce Phantom II que foi eletrificado por uma empresa do Reino Unido

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A eletrificação é
A eletrificação é "reversível" e o veículo poderá voltar ao seu estado original Foto: A eletrificação é "reversível" e o veículo poderá voltar ao seu estado original

Se você olhar para um carro como este da foto acima, nunca imaginará que ele pode estar guardando em seu interior um motor elétrico de 201cv. É porque ele, originalmente, nunca estaria mesmo. Mas acontece que este Rolls-Royce Phantom II, de 1929, foi submetido a um procedimento especial. Ele foi eletrificado por uma famosa empresa do Reino Unido, a Electrogenic, que é especializada nesse tipo de serviço.

A empresa retirou o gigantesco motor pushrod de seis cilindros em linha e 7.7 litros, o original do Phantom II, e o substituiu por um propulsor elétrico colocado entre os trilhos do chassi e alimentado por uma bateria de 93kWh, acomodada sob o capô. Além dos 201cv, o torque é de 31,6kgfm e a autonomia chega a 241 quilômetros por carga.

Os números não são nada ruins para um modelo que, antes da "cirurgia", entregava de 40cv a 50cv de potência – o que também não era nada mal para a época em que ele foi lançado.

O projeto foi encomendado à empresa por um colecionador particular e o novo Rolls-Royce 1929 eletrificado está exposto no Salon Privé no Blenheim Palace, na Inglaterra. O evento termina amanhã, 2 de setembro.

Como foi feita a eletrificação deste Rolls-Royce?

Como informou a Electrogenic à revista Top Gear, o projeto deste Rolls-Royce de 1929 desafiou os esforços da equipe para tornar viável a eletrificação total do veículo.

 “Foi um projeto imensamente complicado e gratificante, realizado ao longo de 18 meses por nossa equipe de engenheiros, programadores e fabricantes líderes do setor. Esta é sem dúvida a conversão EV de carros clássicos mais complexa já tentada"

Steve Drummond, diretor da Electrogenic

Após a instalação do novo propulsor entre os trilhos do chassi e não no compartimento original do motor, este último espaço acabou sendo utilizado para acomodar as baterias. A empresa também fez uma cobertura de alumínio esculpida sobre as baterias para que, quando o capô do Phantom fosse levantado, as entranhas do carro continuassem tão bonitas como originalmente.

Além disso, o Rolls-Royce também recebeu alguns outros itens modernos, como um sistema de áudio com vários alto-falantes de última geração, com conectividade Bluetooth e um subwoofer sob o banco traseiro.

Quanto ao peso, a Electrogenic não conseguiu aliviar as duas toneladas originais. O freios anteriores, por sua vez, foram substituídos por novos com acionamento hidráulico. Foi instalado também sistema de regeneração de energia das frenagens.

O sistema de lubrificação original do Rolls-Royce Phantom II foi mantido, mas o marcador de nível de gasolina e de temperatura do óleo foram substituídos por LEDs.

Por fim, a empresa também garantiu que a mudança é reversível. Ou seja, a engenharia foi pensada de tal forma que será possível remontar as peças originais do veículo, para que, assim, um veículo clássico de 1929 continue de, certa forma, preservado.