Se você olhar para um carro como este da foto acima, nunca imaginará que ele pode estar guardando em seu interior um motor elétrico de 201cv. É porque ele, originalmente, nunca estaria mesmo. Mas acontece que este Rolls-Royce Phantom II, de 1929, foi submetido a um procedimento especial. Ele foi eletrificado por uma famosa empresa do Reino Unido, a Electrogenic, que é especializada nesse tipo de serviço.
A empresa retirou o gigantesco motor pushrod de seis cilindros em linha e 7.7 litros, o original do Phantom II, e o substituiu por um propulsor elétrico colocado entre os trilhos do chassi e alimentado por uma bateria de 93kWh, acomodada sob o capô. Além dos 201cv, o torque é de 31,6kgfm e a autonomia chega a 241 quilômetros por carga.
Os números não são nada ruins para um modelo que, antes da "cirurgia", entregava de 40cv a 50cv de potência – o que também não era nada mal para a época em que ele foi lançado.
O projeto foi encomendado à empresa por um colecionador particular e o novo Rolls-Royce 1929 eletrificado está exposto no Salon Privé no Blenheim Palace, na Inglaterra. O evento termina amanhã, 2 de setembro.
Como foi feita a eletrificação deste Rolls-Royce?
Como informou a Electrogenic à revista Top Gear, o projeto deste Rolls-Royce de 1929 desafiou os esforços da equipe para tornar viável a eletrificação total do veículo.
“Foi um projeto imensamente complicado e gratificante, realizado ao longo de 18 meses por nossa equipe de engenheiros, programadores e fabricantes líderes do setor. Esta é sem dúvida a conversão EV de carros clássicos mais complexa já tentada"
Steve Drummond, diretor da Electrogenic
Após a instalação do novo propulsor entre os trilhos do chassi e não no compartimento original do motor, este último espaço acabou sendo utilizado para acomodar as baterias. A empresa também fez uma cobertura de alumínio esculpida sobre as baterias para que, quando o capô do Phantom fosse levantado, as entranhas do carro continuassem tão bonitas como originalmente.
Além disso, o Rolls-Royce também recebeu alguns outros itens modernos, como um sistema de áudio com vários alto-falantes de última geração, com conectividade Bluetooth e um subwoofer sob o banco traseiro.
Quanto ao peso, a Electrogenic não conseguiu aliviar as duas toneladas originais. O freios anteriores, por sua vez, foram substituídos por novos com acionamento hidráulico. Foi instalado também sistema de regeneração de energia das frenagens.
O sistema de lubrificação original do Rolls-Royce Phantom II foi mantido, mas o marcador de nível de gasolina e de temperatura do óleo foram substituídos por LEDs.
Por fim, a empresa também garantiu que a mudança é reversível. Ou seja, a engenharia foi pensada de tal forma que será possível remontar as peças originais do veículo, para que, assim, um veículo clássico de 1929 continue de, certa forma, preservado.
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