UAI

Rolimã - Pretinho básico

Longe de sair de moda, as séries especiais de veículos preto chegam aos caminhões

Publicidade
Foto:

Mercedes-Benz SLK 55 AMG Black Series

 

 

A cor preta sempre teve seu lugar de destaque na indústria automotiva mundial, pois, desde o início, nunca faltaram opções de modelos com a carroceria pintada nesta tonalidade. Houve um tempo em que os carros pretos eram maioria esmagadora. E até hoje é uma das cores mais vendidas no mercado brasileiro e em outros países. Na seara musical, já cantamos o Mustang cor de sangue, mas foi o Fuscão Preto o mais popular, remetendo a um período em que ter um carro pintado nesta cor era o máximo. Porém, de uns tempos para cá, os fabricantes de automóveis voltaram o foco aos modelos pretos e criaram séries especiais nas quais a cor escura é o chamariz para atrair os consumidores.

 

Mercedes-Benz Actros Black Edition

MOVIMENTO BLACK Não se sabe ao certo qual foi a primeira montadora a usar o motivo black para dar nome às versões de seus modelos, mas muitas se valeram desse recurso ao longo dos anos. E não são só os automóveis que têm esse privilégio. No Salão de Veículos Comerciais de Hannover de 2004, na Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou o robusto caminhão Actros na versão Black Edition. O grandalhão ficou ainda mais imponente com a carroceria toda pintada em preto metálico, chamando a atenção dos visitantes. Pouco tempo depois, a mesma Mercedes-Benz, porém a fabricante de automóveis, apresentou o cupê SLK 55 AMG na versão especial Black Series (foto acima), equipada com motor V8 de 400cv, teto de fibra de carbono, rodas de 19 polegadas e interior todo na cor preta.

 

Hummer H3 Black Edition

 

UTILITÁRIO Até o grandalhão Hummer H3 ganhou sua versão Black Edition, comercializada na Europa em um pequeno lote de 50 unidades. Utilizando a mesma base do H3 Adventure, a série especial tem a carroceria e o interior todo em preto, com bancos em couro e rodas de liga leve na mesma cor. Na outra ponta, o pequeno Smart ForTwo ganhou a versão especial Black Tie no Salão de Bolonha de 2008. Feita somente para o mercado italiano, a série tem retrovisores externos e moldura da grade frontal cromados, motor 1.0 litro de 71cv, com sistema Start&Stop, que desliga o propulsor quando o carro para.

 

Smart fortwo Black Tie

 

 

PEQUENOS Em 2008, antes de apresentar a nova geração do Fiesta na Europa, a Ford lançou a série especial Black Magic, produzida em edição limitada a 1.500 unidades. Equipada com motor 1.2 ou 1.6, ambos a gasolina, a versão trazia algumas diferenças, como pintura metálica Panther Black, rodas de 16 polegadas e para-choque exclusivo. Mas antes disso, em 2001, a Ford já havia lançado no Brasil o Ka Black, também com a carroceria pintada em preto e o interior com acabamento um pouco mais sofisticado do que as demais versões. Com bancos revestidos em couro preto e opções de motores 1.0 e 1.6, foram feitas 800 unidades do Ka Black.

 

Porsche 911 Black Edition

 

 

CARRÕES No segmento de superesportivos, os aficionados por carros pretos podem escolher entre a Ferrari 458 Italia Carbon Black Edition, com rodas de 21 polegadas e detalhes em fibra de carbono; o Aston Martin DB9 Carbon Black, com revestimento de couro refinado e elementos em vidro polido; ou o Porsche 911 Black Edition, que começa a ser vendido este mês e tem exterior todo preto, inclusive as pinças dos freios. O Rolls-Royce Phantom também tem sua Black Edition. Mas, se estas opções forem muito pesadas para o bolso do cidadão, a VW pega mais leve com o Golf Black Edition, com preço menos salgado. Ou, até mesmo, sair com um novo Fox Black, novidade da linha 2012.

 

Volkswagen Golf Black Edition