Ao entrar na "cidade" da 64ª edição do Internationale Automobil-Ausstellung, ou simplesmente IAA, a maior feira de veículos comerciais do mundo, em Hannover, na Alemanha, que ocupa uma área de 260 mil metros quadrados com mais de 20 pavilhões e estandes a céu aberto, o visitante pode não perceber algumas atrações um pouco fora do roteiro normal dos ônibus e caminhões voltados para o mercado europeu. Um lado que desperta a alma de cientista, de piloto, ou simplesmente de curioso.
ESTRANHO NO NINHO
Em um canto quase perdido do salão, estava um bruto da Western Star, uma marca subsidiária do grupo Daimler nos Estados Unidos. Bem ao estilo americano, com a frente bicuda, o caminhão pesado tinha como detalhes curiosos o revestimento em couro externo dos tanques de combustível, para-barro e para-choques. As outras excentricidades incluem um enorme aerofólio e quatro exagerados escapamentos jogando fumaça na direção do céu, quase como se fosse uma usina sem a menor preocupação ecológica. O lado bom é o tamanho da cabine: praticamente uma casa para o caminhoneiro. De resto, tudo na contramão do racionalismo europeu.
DO ESTANDE PARA A PISTA
Depois de olhar bastante para o caminhão da equipe Renault que disputa a Fórmula Truck europeia (são mais de 1.000cv empurrando mais de três toneladas a velocidades que ultrapassam os 150km/h), o visitante pode sentir pelo menos as vibrações e ruídos que esse bólido pesado emite quando vai para a pista. Sentado em um banco idêntico, que fica preso a um sistema hidráulico, o %u201Cpiloto%u201D de ocasião é jogado de um lado para o outro nas fechadas curvas do autódromo, simulando os movimentos da direção e suspensão. Na tela em frente, ele só enxerga o asfalto vindo em sua direção.
SEM QUEIMAR O FILME
Se a sua empresa é um grande fornecedor de componentes para vários fabricantes presentes na feira, como fazer para mostrar seus produtos sem optar por um ônibus ou caminhão de determinada marca? A Delphi deu um jeito interessante: criou uma maquete de um cavalo mecânico, com uma carroceria um pouco quadrada, mas que simula um design comum a todas as marcas, na qual instalou suas principais novidades, incluindo novos sistemas de injeção de combustível de alta pressão (os chamados Common Rail) de baixo custo para serviços pesados; novos sistemas de exaustores para atender às normas antipoluição Euro 6, entre outros.
MARKETING É MARKETING
Como justificar a presença de um carro de Fórmula 1 em uma feira de ônibus e caminhões? A maneira encontrada pela Nissan foi exibir o monoposto da equipe Red Bull, que (é claro!) usa para transporte e suporte durante as corridas um furgão (o F 35.13) da marca japonesa, que é parceira da Renault (que fornece os motores para os carros dos pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber), e que estampa nas carenagens e nas asas o nome Infiniti, marca de luxo do Grupo Nissan. Caso o bólido não baste para atrair a atenção do visitante, a empresa japonesa colocou uma bela modelo entre os dois para garantir a manobra.
POR TODOS OS LADOS
A Continental usou um pequeno caminhão de brinquedo para mostrar como funciona o seu novo sistema inteligente de câmeras que podem ajudar o motorista em qualquer manobra, principalmente naquelas de marcha à ré, oferecendo uma visão de 360 graus em torno do caminhão. O sistema, que conta com sensores e câmeras espalhados pela carroceria, fornece imagens em 2D e 3D em uma tela no painel e pode orientar o condutor do ônibus durante a partida em um ponto cheio de pessoas ou o motorista de um caminhão de construção que tem que se aproximar das maquinas carregadeiras.
SINGELA MAGRELA
No meio de tantos veículos pesados e de tanta força bruta, a Peugeot encontrou um pequeno espaço para exibir a sua bicicleta elétrica ce91, modelo feminino. Com quadro em alumínio, a magrela tem câmbio de oito velocidades e freios da marca Shimano, pesa apenas 24,9 quilos e é equipada com baterias feitas pela Panasonic, de 12Ah. A bike também entrou no contexto da apresentação do novo furgão elétrico Partner, que faz sua estreia no mercado europeu. Um toque singelo para mostrar que a marca francesa domina essa tecnologia desde uma simples bicicleta.
SÓ PARA MARMANJOS
Para tentar quebrar um pouco o gelo e ao mesmo tempo mostrar como seus produtos são eficientes em curvas rápidas e fechadas em uma pista bastante curta, a empresa reformadora de pneus para veículos pesados colocou dois caminhões de brinquedo, guiados por controle remoto, para que os seus clientes, aqueles "meninos empresários", possam disputar freadas sem maiores consequências.