A quem-se interessar e estiver disposto a arcar com a burocracia de importação, além de dispor de uma boa quantia de dinheiro, três carros da coleção do galático Cristiano Ronaldo estão à venda na Inglaterra. Um Bentley Continental GT Speed (133 mil euros), um Porsche 911 Carrera - foto acima - (80 mil euros) e um Mercedes C220 (12 mil euros). O motivo principal é que ele se mudou para Madri, na Espanha, e, diferentemente de Manchester, na Inglaterra, o volante fica localizado à esquerda, como na maioria dos países.
Veloz
Os interessados devem observar bem os detalhes, pois a ficha corrida do motorista não é das mais limpas. Em janeiro, ele bateu feio em um túnel próximo ao aeroporto de Manchester e destruiu uma Ferrari (foto). O teste do bafômetro não indicou álcool. Pelo visto, o português gosta de velocidade, tanto que pagou 1,8 milhão de euros em um Bugatti Veyron, um dos carros mais rápidos do mundo, que passa dos 400km/h e acelera até 100km/h em 2,5s. Entre os carros de sua coleção, estão um BMW M6, uma Ferrari 599 GTB e um Rolls-Royce Phanton.
Mecenato
Mas nem todos precisam tanto para acelerar. Estrelas que são, eles podem receber para dirigir carros de determinadas marcas. A Audi, por exemplo, patrocina Real Madrid, Bayer de Munique e Milan e coloca modelos de sua frota à disposição dos atletas das três equipes. Em setembro do ano passado, a marca das três argolas distribuiu as chaves para os atletas do Real Madrid e do Milan. À época, Ronaldinho Gaúcho escolheu um Q7, utilitário equipado com motor 4.2, a mesma escolha de 15 de seus colegas de time. Já Kaká, que jogava no time de Milão, preferiu dirigir um R8. Mesma escolha de Cristiano Ronaldo, que não pagará um centavo de euro para acelerar pelas ruas da capital espanhola.
Evolução
Mas nem sempre os astros viveram tempos de vacas gordas. Rooney, quando começou a jogar no Everton, da cidade de Liverpool, dirigia um Ford Ka. Hoje, que é uma estrela do Manchester United e da Seleção Inglesa, sua garagem cresce exponencialmente (e precisa de espaço) para abrigar modelos como o Bentley Continental GT e o Hummer H2, entre outros. Já seu compatriota, David Beckham, que hoje joga futebol em Los Angeles, desfila na cidade das estrelas em carrões como Aston Martin DB7, Lamborghini Gallardo e um Porsche 911 Turbo, mas seu primeiro carro foi um Ford Escort. O marido da ex-Spice Girl Vitoria tem também um Rolls-Royce Phantom e um BMW X5, que, ultimamente é um ícone dos futebolistas brasileiros.
Estrelas
O jogador de futebol brasileiro - e que atua no futebol local - é um caso à parte e, vira e mexe, se rende a modismos. Depois da violência dos sequestros de familiares muitos optaram pela discrição e deixaram a opulência de lado ou a reservam para quando vão jogar na Europa. Mas já viveram a fase dos utilitários, que se iniciou no meio da década de 1990 e teve como ícone o Jeep Chrysler Grand Cherokee. Antes, o Mitsubishi Eclipse era tão associado aos jogadores de futebol quanto um par de caneleiras ou uma loira maria-chuteira.
História
Quando Renato Gaúcho foi jogar no Fluminense, chegou dirigindo um Eclipse vermelho. A cor foi logo associada a seu antigo clube o Flamengo e muitos imaginaram que esse era um sinal devido à rivalidade. Pois Renato fez o famoso gol de barriga na decisão do Campeonato Carioca de 1995, que deu o título ao tricolor e iniciou o casamento com o Flu, que entre idas e vindas, perdura até hoje, já que Renato é técnico da equipe.
Presentes
O futebol de alguns astros de hoje pode ser - diferentemente dos luxuosos e supercaros veículos - muito contestado. Já o praticado pela Seleção Brasileira de 1970, que foi tricampeã na Copa do Mundo do México, não tem contestação. Porém, os 25 Fuscas com que o então prefeito biônico de São Paulo, Paulo Maluf presenteou a delegação foram acusados de serem retirados sem a devida legalidade dos cofres públicos. Entretanto, 36 anos depois da conquista do campeonato, em 2006, Maluf foi absolvido pela Justiça e não teve que devolver o presente