Muitos acidentes graves seriam evitados tanto no trânsito urbano quanto nas rodovias se os espelhos retrovisores externos estivessem posicionados corretamente. Pouca gente dá bola para o olho que tudo deveria ver, mas o que não falta são pontos cegos, que provocam acidentes muitas vezes fatais.
Para eliminar o ponto cego
A maioria dos motoristas se gaba de dirigir como piloto profissional. Mas quase nenhum deles sabe sequer posicionar corretamente os espelhos externos do carro.
Os retrovisores estão colocados no carro para o motorista poder visualizar o que se passa nas faixas paralelas de rolamento, evitando manobras bruscas que podem provocar acidentes. E ajudam nas manobras de estacionamento. Em alguns carros, ao engatar a marcha a ré, o retrovisor direito se movimenta para baixo para que rodas, pneus e calotas não esbarrem no meio-fio. Entretanto, a função principal é evitar colisão e dissabores no trânsito.
A ilustração mostra por que esse procedimento elimina os pontos cegos. Além disso, o espelho retrovisor direito é do tipo convexo, que diminui o tamanho dos carros e amplia o campo de visão. E daí o perigo: os objetos refletidos nele parecem estar mais longe e podem enganar o motorista. Confira os diferentes campos de visão do carro azul.
Figura 3
Pelo retrovisor interno, o motorista apenas vê o carro (amarelo) que está atrás, apesar de haver dois carros nas faixas próximas.
Figura 2
O espelho retrovisor esquerdo está posicionado incorretamente, pois o motorista vê parte da lataria do carro dele e apenas o veículo que está logo atrás. O retrovisor externo não cumpre a função, pois não reflete a imagem do carro vermelho na faixa paralela.
Figura 5
O retrovisor direito, que amplia o campo de visão, está também posicionado de maneira incorreta, pois o motorista tem visão de parte do carro dele e o que está na paralela à direita aparece discretamente.
Figura 1
Posição correta. Nesta situação, o motorista não enxerga a lataria do carro dele, mas consegue ver o veículo que está na faixa paralela à esquerda. O posicionamento correto do retrovisor esquerdo é esse.
Figura 4
Posição correta do retrovisor direito. A lataria do carro do motorista não é vista e tampouco o veículo de trás. Nessa situação, é possível visualizar o carro (verde) que trafega na direita.