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RETROSPECTIVA 2006

Confira os principais acontecimentos que movimentaram o setor automobilístico no ano que terminou. Foram muitos lançamentos e decisões que demoraram a chegar

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O ano foi marcado por importantes lançamentos, principalmente no segmento de sedãs médios

O ano chega ao fim e o balanço geral mostra que a indústria automobilística fez seu papel, apresentando lançamentos em diferentes segmentos, nacionais e importados. Algumas ações positivas de governos e entidades representativas também trouxeram mudanças, mas alguns problemas e vícios persistem. Leia alguns dos principais acontecimentos de 2006.

POSITIVOS

• O ano foi marcado por importantes lançamentos, principalmente no segmento de sedãs médios. Primeiro foi o Renault Mégane (eleito Carro do Ano pela equipe dos Associados), depois o Honda Civic, que apesar do design moderno decepcionou pelo porta-malas pequeno e, por último, Peugeot 307 Sedan, produzido na Argentina.

• No segmento dos compactos, os destaques foram a reestilização do Chevrolet Celta, os lançamentos do sedã Chevrolet Prisma e dos Volkswagen SpaceFox e Polo hatch e sedã.

• Na onda dos maquiados com adereços vieram VW Parati Track & Field, Citroën C3 XTR, Fiat Idea Adventure, Mille Way e Peugeot 206 Escapade, o único que passou por modificações significativas.

• Entre os importados que chegaram, destaque para o Ford Fusion produzido no México, um sedã com muita qualidade e preço competitivo; a Kia trouxe o compacto Picanto, a nova Carnival e outros; a Mercedes-Benz lançou aqui o Classe B e o Classe R; Toyota trouxe o novo Camry; a Citroën importa o C4 VTR, hatch de duas portas, o C4 Picasso e o sedã de luxo C6; a Volvo lançou o novo S80.

No segmento dos compactos, os destaques foram a reestilização do Chevrolet Celta, os lançamentos do sedã Chevrolet Prisma e dos Volkswagen SpaceFox e Polo hatch e sedã


• Associados lança o portal Vrum, o maior site de compra e venda de veículos do país.

• No segmento das duas rodas, as novidades foram a Sundown Hunter 90, a moto mais barata do país, e a gigante Honda Gold Wing 1.800.

• Modelos com motor flex são maioria no mercado brasileiro. Até a Honda aplica tecnologia no Civic e no Fit.

• Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprova o uso do GPS.

• O ultrapassado sedã VW Santana finalmente saiu de linha.

• Fiat lança o Siena Tetrafuel (funciona com álcool, gasolina com etanol, gasolina pura e GNV) e apresenta o Palio elétrico, parceria com a Itaipu e a suíça KWO.

• Detran-MG lança lacre anticlonagem e reduz número de placas duplicadas.

• DaimlerChrysler decide produzir modelo Sport Coupé na fábrica de Juiz de Fora. Modelo será exportado para os Estados Unidos e vendido no Brasil.

• Conselho Nacional de Trânsito finalmente regulamenta uso do engate por meio da Resolução 197 e também a numeração de motores de reposição.

• Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu aos portadores de necessidades especiais direito de isenção do ICMS na compra de carro com câmbio automático.

• Foi criado o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), que por meio de chip na placa vai combater furto e roubo de carros.

• Petrobras lançou diesel Podium com teor máximo de enxofre de 200 ppm.

Veja os pontos negativos no Veja Também, no canto superior direito desta página.