UAI

Renault Twizy: mistura entre moto e carro vai sair de linha

Subcompacto chegou a ser cogitado para o Brasil, classificado como quadriciclo-carro, mas não vingou. Conheça o modelo que chega para substituí-lo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
As portas em tesoura do Renault Twizy são opcionais
As portas em tesoura do Renault Twizy são opcionais Foto: As portas em tesoura do Renault Twizy são opcionais

O Renault Twizy, uma curiosa mistura entre moto e carro, está prestes a se despedir do mercado. Classificado como quadriciclo-carro, o modelo chegou a ser cogitado para o Brasil, mas, infelizmente, a ideia não vingou. O veículo foi lançado em 2012, e sua linha de montagem fica em Valladolid, na Espanha.

Interessante é que, conforme relata o site francês L'Automobile Maganize, mesmo presente há mais de 10 anos nas ruas europeias, o Renault Twizy não deixava de chamar a atenção por onde passa. O modelo urbano tem apenas 2,33 metros de comprimento, 1,68m de entre-eixos, 1,38m de largura (considerando os retrovisores) e 1,45m de altura.

Subcompacto e elétrico

O Renault Twizy é capaz de levar até dois ocupantes, com os bancos em linha, como em uma moto. Só que o modelo tem muitas vantagens em relação a uma motocicleta, já que possui quatro rodas (ou seja, não foi feito pra cair) e é quase totalmente fechado (as portas com abertura de tesoura são opcionais), amenizando os inconvenientes da chuva, do sol e da poluição.

Na França, o Renault Twizy custa a partir de 11.400 euros, quando equipado com o motor elétrico mais fraco, com 5cv de potência e 3,3kgfm de torque, que atinge até 45km/h. Com motor mais forte, com 17cv e 5,8kgfm, o veículo atinge os 80km/h e custa a partir de 12.100 euros. A bateria de 6,1 kWh fornece autonomia de até 80 quilômetros.

Mobilize Duo é a evolução do Renault Twizy

Porém, a ideia inicial do Renault Twizy não vai morrer. É que seu sucessor, o Moblize Duo, herdou muita coisa e soma evoluções. O modelo começa a ser vendido na Europa ainda em 2023. Medindo 2,43m de comprimento, 1,30m de largura e 1,46m de altura, é possível estacionar três desse compacto na perpendicular para ocupar a vaga necessária para um carro convencional em paralelo.

Assim como o Renault Twizy, o Mobilize Duo teré uma versão que alcança, no máximo, 45km/h, para ser usada por pessoas acima de 14 anos (ainda que não habilitadas), e outra que atinge os 80km/h. A bateria tem autonomia de 140 quilômetros. Além da carroceria de dois lugares (em linha), haverá uma versão de carga com apenas um lugar e um baú atrás.