UAI

Renault terá novo motor 1.3 turbo para tentar melhorar as vendas do Captur

O modelo 2022 do SUV compacto já começou a ser produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), e será lançado em julho

Publicidade
Renault terá novo motor 1.3 turbo para tentar melhorar as vendas do Captur
Renault terá novo motor 1.3 turbo para tentar melhorar as vendas do Captur Foto: Renault terá novo motor 1.3 turbo para tentar melhorar as vendas do Captur

A Renault ainda faz segredo do Captur 2022, que tem lançamento previsto para julho

 

A Renault anunciou, recentemente, que já iniciou a produção do Captur no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Além de retoques no visual, o modelo terá como principal novidade o motor turbo TCe 1.3 flex, que terá a missão de resolver o problema de desempenho e consumo do SUV compacto. Com essas mudanças, a Renault espera melhorar a condição do Captur no mercado brasileiro, onde não vem se saindo muito bem.


O Renault Captur foi lançado no Brasil em 2017 como um projeto novo, mas, na prática, o SUV ou crossover compacto é na prática o Duster com uma carroceria diferente. A plataforma sempre foi a mesma. No ano de seu lançamento, o Captur teve 13.742 unidades emplacadas, aparecendo como o 39º modelo mais vendido no país, e o nono no segmento de SUVs, com 3,31% de participação.


O visual do modelo brasileiro deverá seguir as linhas do Kaptur vendido na Rússia, com discretas mudanças na frente

Já no ano seguinte, foram vendidas 26.504 unidades do Captur e o modelo já subiu para a sétima posição no ranking dos SUVs, com 5,17% de participação. As vendas continuaram a crescer em 2019, com 28.660 unidades emplacadas, mas já se notava uma queda na participação no segmento, de 4,78%.


Até que em 2020, ano impactado pela pandemia da COVID-19, as vendas do Renault Captur despencaram, com 10.870 unidades emplacadas, deixando o modelo na 11ª posição no segmento dos SUVs, com 2,06% de participação. E até maio deste ano, o Captur só teve 2.995 unidades emplacadas e caiu para 15ª posição no ranking dos SUVs, com 1,14% de participação.


Diante desse quadro nada favorável, só restava à Renault fazer mudanças no modelo para tentar reverter a situação e tentar atrair o consumidor novamente. Por esse motivo, a linha 2022 do Captur será lançada no mercado brasileiro em julho trazendo algumas novidades.


No visual, não são esperadas mudanças significativas. Especula-se que o modelo seguirá as linhas do Kaptur (sim, lá o nome do modelo é com K) produzido na Rússia, com novo desenho interno dos faróis, grade com detalhes cromados, luz diurna em LED e rodas de 17 polegadas. A traseira deve continuar praticamente a mesma.


O modelo russo tem o interior diferente, com comandos reposicionados e multimídia Easy Link de oito polegadas

Por dentro, espera-se um Captur com acabamento melhor, com materiais de qualidade superior aos que são usados atualmente. Além disso, o painel terá novo desenho, com comandos reposicionados para corrigir problemas ergonômicos e deverá trazer a novo central multimídia Easy Link com tela tátil de 8 polegadas.

 

CONJUNTO MECÂNICO Mas a principal novidade esperada no Renault Captur 2022 é o motor 1.3 turbo Tce, feito em parceria com a Mercedes-Benz e já usado nos modelos GLA e GLB da marca alemã, que são comercializados no Brasil. A Renault não revelou ainda dados técnicos do propulsor, mas nos modelos Mercedes ele desenvolve 163cv e 25,5kgfm de torque. Porém, em outros mercados, o motor tem versão menos potente e com mais torque.

A traseira deve permanecer praticamente a mesma, com poucas alterações


Este propulsor vai substituir o 2.0 aspirado beberrão (148cv e 20,9kgfm), que deixa de ser oferecido. Mas a Renault vai manter o motor 1.6 aspirado de 120cv e 16,2kgfm de torque, que não se destaca nem pelo desempenho e muito menos pelo consumo. São ações que devem ajudar a Renault a dar sobrevida ao Captur, que terá a difícil missão de enfrentar concorrentes modernos, com conjuntos mecânicos eficientes e bons recursos tecnológicos. É esperar para ver se o Captur terá alguma carta na manga para apresentar.