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Renault sinaliza possível vinda do Mégane RS para o Brasil; Vrum testou modelo

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Ainda que tardiamente, tudo indica que os brasileiros terão a oportunidade de acelerar a atual geração do Renault Mégane Coupé RS em duas versões preparadas pela Renault Sport. Muito além de uma simples roupagem, essas versões têm alma esportiva. Oficialmente, a Renault afirma que ainda está estudando a possibilidade de trazer o Mégane RS. A decisão será no mês que vem, mas as vendas do modelo produzido na Espanha terão início em 2014.


O motor é um quatro cilindros 2.0 turbo, de 265cv de potência e 36,7kgfm de torque, que funciona em parceria com um câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima é de 254km/h e acelera até 100 km/h em seis segundos. Trata-se da mesma família do motor que equipa o Fluence GT, porém com outra calibração, maior pressão de turbo e componentes sobredimensionados (pistão, bielas e virabrequim).

PARRUDO
Graças aos para-lamas maiores, a carroceria do RS é mais parruda, característica reforçada pela linha de cintura alta, a caída do teto e o grande aerofólio. O para-choque dianteiro ganhou entrada de ar maior e uma lâmina aerodinâmica (referência à Fórmula 1) com luzes diurnas em LED integradas. Na traseira, a esportividade está presente na saída central do escapamento integrada ao difusor. Para calçar as rodas, de 18 ou 19 polegadas, pneus esportivos para altas velocidades.



Além da tonalidade carbono escuro, o interior ganha esportividade com a pedaleira em alumínio, cintos de segurança vermelhos e mostradores analógicos no painel de instrumentos. Opcionalmente, o RS pode ter bancos esportivos e um pacote de acabamento com itens na cor amarela, como o cinto de segurança. Além de itens de conforto como ar-condicionado de dupla zona, GPS e sistema de som premium, a lista de segurança é extensa, com destaque para airbags frontais, laterais e de cortina e controle de tração e estabilidade.

ACELERANDO
“Pilotamos” as duas versões disponíveis, ambas com o mesmo conjunto mecânico. A intenção da Renault era mostrar os principais atributos do RS, a velocidade e a performance nas curvas. Na versão Sport, que privilegia o conforto, foi possível sentir a capacidade para encarar as curvas com segurança e agilidade, mesmo em velocidades mais elevadas. Já a versão Cup tem a suspensão ainda mais voltada para a estabilidade e o diferencial de deslizamento limitado, que transfere mais torque à roda com mais aderência.

A experiência com o modelo foi feita num pequeno aeroporto, com uma pista de aproximadamente 1.600 metros. Ainda assim, não conseguimos chegar à velocidade máxima de 254km/h. Cravamos apenas 210km/h até o limite, confiando nos freios a disco ventilados da Brembo, que na versão Cup ainda ganham ranhuras, que se mostraram bastante eficientes.

Quer mais emoção? Que tal desligar a assistência eletrônica (controles de tração e estabilidade) e aumentar a sensibilidade do pedal do acelerador? Se você não quer chegar a esse extremo, ainda é possível retardar a interferência dessa eletrônica, que pode atuar quando o veículo estiver no limite. Para aproveitar todo o potencial do Mégane RS é preciso procurar por uma pista, e é lá que uma simples telinha se transforma num verdadeiro parque de diversões. O RS Monitor é um sistema que fornece marcações úteis para as pistas, como tomada de tempo, aceleração lateral e longitudinal, pressão do turbo, solicitação dos freios e indicadores instantâneos de desempenho do motor (torque e potência). Esse sistema também permite escolher entre cinco modos para o pedal do acelerador: linear, normal, neve, esportivo e radical.