O Latin NCAP, entidade que testa a segurança dos veículos produzidos na América Latina, divulgou a terceira série de resultados de 2018. E de acordo com o crash test feito com os compactos Sandero e Logan, da Renault, os resultados não são animadores. O hatch e o sedã receberam apenas uma estrela para a proteção de adultos e três para crianças. Já o recém-lançado Mitsubishi Eclipse Cross ganhou cinco estrelas para os adultos e três estrelas para a proteção infantil.
Os Renault Sandero e Logan apresentaram proteção pobre no peito do motorista no impacto frontal e lateral. Apesar de terem barras laterais nas portas, os modelos não contam com uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia, o que explica o baixo rendimento no impacto lateral. Além disso, Sandero e Logan não são equipados com cintos de três pontos em todos os bancos e não contam com ancoragens de cadeiras infantis Isofix como equipamento padrão.
O Latin NCAP chamou a atenção para o fato de que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, conta com cintos de três pontos em todos os assentos, bem como Isofix como equipamento padrão. Questionada sobre o fraco resultado no crash test, a Renault confirmou que os dois modelos, que passarão por mudanças ainda neste ano, receberão melhorias no quesito segurança.
CINCO ESTRELAS Já a Mitsubishi ficou satisfeita com os resultados do crash test do Eclipse Cross. O SUV ganhou cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e três para crianças. De acordo com o Latin NCAP, o modelo oferece boa proteção para adultos nos impactos frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, ainda, no teste de controle eletrônico de estabilidade (ESC).
O Mitsubishi Eclipse Cross traz de série sete airbags, sendo um deles para os joelhos do motorista. A qualificação de três estrelas para a proteção infantil é explicada pela escolha dos sistemas de retenção infantil (SRI) usados no teste, que apenas podem ser ajustados usando cintos de segurança, proporcionado uma baixa proteção em ambos os dummies infantis. O Latin NCAP informou que o resultado só não foi melhor porque a Mitsubishi decidiu não colocar à disposição SRIs com ancoragens Isofix para os consumidores antes do teste. Mas agora o Mitsubishi Cross vem equipado com Isofix padrão de tamanho i-size.