Rio de Janeiro (RJ) - O Logan (pronuncia-se Lôgan) não tem a beleza como atributo, mas também não é feio. As linhas retilíneas remetem aos modelos desenvolvidos nos anos 90. Um dos segredos do espaço interno é justamente a forma retilínea, que permite melhor aproveitamento do habitáculo. O principal argumento de vendas é o preço, que concorre com modelos de entrada do segmento compacto. Desenvolvido pela Dacia, subsidiária da Renault na Romênia, o carro ganhou rapidamente fama de robustez e confiabilidade, sendo vendido também na Europa Ocidental.
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Racionalidade
O Logan é daqueles carros concebidos para durar muito. Por isso, a garantia do fabricante é de três anos ou 100 mil quilômetros. O custo de manutenção é baixo e o modelo foi apontado, por uma publicação especializada européia, como o carro médio mais confiável do continente, concorrendo com Ford Focus, Citroën C4, VW Golf, Toyota Corolla e Honda Civic, entre outros. A manufatura é racional. O painel central é construído em peça única, o que reduz custo e diminui ruídos, o que pode ser comprovado durante o test-drive no Rio.
Versões
Há três versões de acabamento. A Authentique é a mais simples; e a Expression, a intermediária. Ambas são equipadas com motor 1.0 16V flex. A mais sofisticada é a Privilège, que tem motor 1.6 16V flex. Na Authentique, a direção hidráulica não está disponível nem como opcional. A maior parte das vendas deve se concentrar, segundo a Renault, na versão Expression, com pelo menos 56%. O motor 1.6 tem potência e torque menores, em relação ao Clio, Mégane e Scénic. A perda se deve à posição do coletor no motor.
Habitáculo
O espaço interno supera o dos principais concorrentes diretos, que são compactos, e até de sedãs médios (ver quadro comparativo de dimensões). A posição de dirigir é mais elevada, e a visibilidade, muito boa. Os painéis de porta são também feitos em peça única. Entrar e sair do carro não exige contorcionismo. O acabamento interno é simples, mas de qualidade. Os bancos são anatômicos e proporcionam conforto. A direção hidráulica tem boa calibragem e o ar-condicionado climatiza rápido o habitáculo.
Suspensão
O acerto fica no meio termo, entre conforto e estabilidade. É firme em curvas e transfere, em níveis aceitáveis, as imperfeições do piso para o interior. Mas o carro tem ainda boa estabilidade direcional. A calibragem é boa e deve agradar à maioria. Os freios (a disco na dianteira e a tambor na traseira) são eficientes. Infelizmente, por enquanto, o fabricante não comercializa o sistema ABS.
Transmissão
O câmbio é manual de cinco marchas e as relações foram encurtadas, para proporcionar mais agilidade. Os engates são precisos e macios. Novos sincronizadores foram adotados, além de outras intervenções, para evitar a vibração da alavanca de câmbio.
Dirigindo
As respostas do motor 1.6 são rápidas e imediatas, tanto em aceleração quanto em retomadas de velocidade. A direção está bem calibrada. Já o motor 1.0 surpreende, com desempenho compatível. No test-drive, com quatro adultos no carro e ar-condicionado ligado, o desempenho foi além do esperado. Mas a topografia plana do Rio ajudou.
Palito e mancadas
A Renault economizou até demais. O terceiro apoio de cabeça equipa apenas a versão topo de linha, a Privilège. É item importante de segurança e barato. Já o ABS, que equipa as versões importadas não está na lista de opcionais. O encosto do banco traseiro não é rebatível, o que impossibilita o transporte de objetos compridos. Para ser rebatível, são necessárias travas eficientes, por razões de segurança. Mas não se justifica.
Concorrentes
A Renault considera como concorrentes do Logan os sedãs compactos Siena Fire e Prisma Joy. O Fiat é vendido a partir de R$ 28.460 e o Chevrolet, de R$ 30.991. Mas o Corsa Classic Life é vendido por R$ 25.190, menos do que a versão Authentique do Logan. Compare no quadro ao lado as dimensões de alguns dos sedãs vendidos no mercado nacional.
Quanto custa | |
Authentique 1.0 16V | a partir de R$ 27.990. Com aquecimento, ar-condicionado e desembaçador: R$ 31.880 |
Expression 1.0 16V | a partir de R$ 29.480. Com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas: R$ 34.480 |
Privilège 1.6 16V | a partir de R$ 36.790. Com ar-condicionado, CD, roda de liga aro 15 e airbag duplo: R$ 42.790 |
Consumo
Logan 1.0 16V Hi-Flex (Authentique e Expression)
Gasolina - 13,5 km/l (cidade) / 18,3 km/l (estrada**)
Álcool - 8,7 km/l (cidade) 11,9 km/l (estrada**)
Logan 1.6 16V Hi-Flex (Privilège)
Gasolina - 10,9 km/l (cidade) / 15,9 km/l (estrada**)
Álcool - 7,6 km/l (cidade) / 10,7 km/l (estrada**)
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LOGAN x SEDÃS NACIONAIS
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Entre-eixos | Porta-malas |
Logan | 4,25 m | 1,74 m | 1,52 m | 2,63 m | 510 l |
Clio Sedan | 4,19 m | 1,63 m | 1,41 m | 2,47 m | 510 l |
Mégane | 4,49 m | 1,77 m | 1,46 m | 2,68 m | 520 l |
Classic | 4,05 m | 1,60 m | 1,38 m | 2,44 m | 390 l |
Prisma | 4,12 m | 1,64 m | 1,37 m | 2,44 m | 439 l |
Corsa Sedan | 4,17 m | 1,64 m | 1,43 m | 2,49 m | 432 l |
Astra Sedan | 4,34 m | 1,70 m | 1,42 m | 2,61 m | 460 l |
Vectra | 4,61 m | 1,72 m | 1,45 m | 2,70 m | 526 l |
Siena | 4,13 m | 1,63 m | 1,43 m | 2,37 m | 500 l |
Fiesta Sedan | 4,22 m | *1,90 m | 1,49 m | 2,48 m | 478 l |
Focus Sedan | 4,38 m | *1,99 m | 1,42 m | 2,61 m | 490 l |
Fusion | 4,83 m | 1,83 m | 1,41 m | 2,72 m | 530 l |
Corolla | 4,53 m | 1,70 m | 1,48 m | 2,60 m | 437 l |
Civic | 4,48 m | 1,75 m | 1,45 m | 2,70 m | 340 l |
Polo Sedan | 4,19 m | 1,65 m | 1,50 m | 2,46 m | 432 l |
Jetta | 4,55 m | 1,78 m | 1,45 m | 2,57 m | 527 l |
Sentra | 4,56 m | 1,79 m | 1,51 m | 2,68 m | 371 l |
(*) Distância com espelhos retrovisores
(**): Os números de consumo na estrada foram feitos com o veículo vazio, sem ar-condicionado.
O jornalista viajou a convite da Renault do Brasil