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Renault Logan - Robustez, preço e garantia

Habitáculo suficiente para cinco adultos, confiabilidade e pós-venda são alguns atributos do sedã médio, esperança da Renault para se firmar no mercado nacional

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Linhas retilíneas predominam no Logan, que tem estilo dos modelos desenvolvidos nos anos 90, e o conjunto do sedã agrada

Rio de Janeiro (RJ) - O Logan (pronuncia-se Lôgan) não tem a beleza como atributo, mas também não é feio. As linhas retilíneas remetem aos modelos desenvolvidos nos anos 90. Um dos segredos do espaço interno é justamente a forma retilínea, que permite melhor aproveitamento do habitáculo. O principal argumento de vendas é o preço, que concorre com modelos de entrada do segmento compacto. Desenvolvido pela Dacia, subsidiária da Renault na Romênia, o carro ganhou rapidamente fama de robustez e confiabilidade, sendo vendido também na Europa Ocidental.

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Racionalidade
O Logan é daqueles carros concebidos para durar muito. Por isso, a garantia do fabricante é de três anos ou 100 mil quilômetros. O custo de manutenção é baixo e o modelo foi apontado, por uma publicação especializada européia, como o carro médio mais confiável do continente, concorrendo com Ford Focus, Citroën C4, VW Golf, Toyota Corolla e Honda Civic, entre outros. A manufatura é racional. O painel central é construído em peça única, o que reduz custo e diminui ruídos, o que pode ser comprovado durante o test-drive no Rio.

Versões
Há três versões de acabamento. A Authentique é a mais simples; e a Expression, a intermediária. Ambas são equipadas com motor 1.0 16V flex. A mais sofisticada é a Privilège, que tem motor 1.6 16V flex. Na Authentique, a direção hidráulica não está disponível nem como opcional. A maior parte das vendas deve se concentrar, segundo a Renault, na versão Expression, com pelo menos 56%. O motor 1.6 tem potência e torque menores, em relação ao Clio, Mégane e Scénic. A perda se deve à posição do coletor no motor.

Habitáculo
O espaço interno supera o dos principais concorrentes diretos, que são compactos, e até de sedãs médios (ver quadro comparativo de dimensões). A posição de dirigir é mais elevada, e a visibilidade, muito boa. Os painéis de porta são também feitos em peça única. Entrar e sair do carro não exige contorcionismo. O acabamento interno é simples, mas de qualidade. Os bancos são anatômicos e proporcionam conforto. A direção hidráulica tem boa calibragem e o ar-condicionado climatiza rápido o habitáculo.

Porta-malas tem 510 litros de capacidade. Painel é limpo e volante tem três raios


Suspensão
O acerto fica no meio termo, entre conforto e estabilidade. É firme em curvas e transfere, em níveis aceitáveis, as imperfeições do piso para o interior. Mas o carro tem ainda boa estabilidade direcional. A calibragem é boa e deve agradar à maioria. Os freios (a disco na dianteira e a tambor na traseira) são eficientes. Infelizmente, por enquanto, o fabricante não comercializa o sistema ABS.

Transmissão
O câmbio é manual de cinco marchas e as relações foram encurtadas, para proporcionar mais agilidade. Os engates são precisos e macios. Novos sincronizadores foram adotados, além de outras intervenções, para evitar a vibração da alavanca de câmbio.

Dirigindo
As respostas do motor 1.6 são rápidas e imediatas, tanto em aceleração quanto em retomadas de velocidade. A direção está bem calibrada. Já o motor 1.0 surpreende, com desempenho compatível. No test-drive, com quatro adultos no carro e ar-condicionado ligado, o desempenho foi além do esperado. Mas a topografia plana do Rio ajudou.

Palito e mancadas
A Renault economizou até demais. O terceiro apoio de cabeça equipa apenas a versão topo de linha, a Privilège. É item importante de segurança e barato. Já o ABS, que equipa as versões importadas não está na lista de opcionais. O encosto do banco traseiro não é rebatível, o que impossibilita o transporte de objetos compridos. Para ser rebatível, são necessárias travas eficientes, por razões de segurança. Mas não se justifica.

Concorrentes
A Renault considera como concorrentes do Logan os sedãs compactos Siena Fire e Prisma Joy. O Fiat é vendido a partir de R$ 28.460 e o Chevrolet, de R$ 30.991. Mas o Corsa Classic Life é vendido por R$ 25.190, menos do que a versão Authentique do Logan. Compare no quadro ao lado as dimensões de alguns dos sedãs vendidos no mercado nacional.

Quanto custa
Authentique 1.0 16V a partir de R$ 27.990. Com aquecimento, ar-condicionado e desembaçador: R$ 31.880
Expression 1.0 16V a partir de R$ 29.480. Com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas: R$ 34.480
Privilège 1.6 16V a partir de R$ 36.790. Com ar-condicionado, CD, roda de liga aro 15 e airbag duplo: R$ 42.790


Consumo
Logan 1.0 16V Hi-Flex (Authentique e Expression)
Gasolina - 13,5 km/l (cidade) / 18,3 km/l (estrada**)
Álcool - 8,7 km/l (cidade) 11,9 km/l (estrada**)

Logan 1.6 16V Hi-Flex (Privilège)
Gasolina - 10,9 km/l (cidade) / 15,9 km/l (estrada**)
Álcool - 7,6 km/l (cidade) / 10,7 km/l (estrada**)


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LOGAN x SEDÃS NACIONAIS
Modelo Comprimento Largura Altura Entre-eixos Porta-malas
Logan 4,25 m 1,74 m 1,52 m 2,63 m 510 l
Clio Sedan 4,19 m 1,63 m 1,41 m 2,47 m 510 l
Mégane 4,49 m 1,77 m 1,46 m 2,68 m 520 l
Classic 4,05 m 1,60 m 1,38 m 2,44 m 390 l
Prisma 4,12 m 1,64 m 1,37 m 2,44 m 439 l
Corsa Sedan 4,17 m 1,64 m 1,43 m 2,49 m 432 l
Astra Sedan 4,34 m 1,70 m 1,42 m 2,61 m 460 l
Vectra 4,61 m 1,72 m 1,45 m 2,70 m 526 l
Siena 4,13 m 1,63 m 1,43 m 2,37 m 500 l
Fiesta Sedan 4,22 m *1,90 m 1,49 m 2,48 m 478 l
Focus Sedan 4,38 m *1,99 m 1,42 m 2,61 m 490 l
Fusion 4,83 m 1,83 m 1,41 m 2,72 m 530 l
Corolla 4,53 m 1,70 m 1,48 m 2,60 m 437 l
Civic 4,48 m 1,75 m 1,45 m 2,70 m 340 l
Polo Sedan 4,19 m 1,65 m 1,50 m 2,46 m 432 l
Jetta 4,55 m 1,78 m 1,45 m 2,57 m 527 l
Sentra 4,56 m 1,79 m 1,51 m 2,68 m 371 l
Fonte: Fabricantes

(*) Distância com espelhos retrovisores
(**): Os números de consumo na estrada foram feitos com o veículo vazio, sem ar-condicionado.

O jornalista viajou a convite da Renault do Brasil