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Renault Kwid ganha três estrelas no teste de colisão do Latin NCAP

Resultado está longe de ser satisfatório, mas, frente às péssimas notas registradas pelo modelo indiano nos testes do Global NCAP, já é um alento

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Renault Kwid ganha três estrelas no teste de colisão do Latin NCAP
Renault Kwid ganha três estrelas no teste de colisão do Latin NCAP Foto: Renault Kwid ganha três estrelas no teste de colisão do Latin NCAP


O Renault Kwid fabricado no Brasil finalmente passou pelos testes de impacto do Latin NCAP. Os resultados – três estrelas (das cinco possíveis) para proteção a adultos e para crianças – estão longe de ser satisfatórios, mas revelam uma significativa evolução do projeto lançado em nosso mercado. Depois dos vários resultados negativos que o modelo indiano obteve nos testes de impacto do Global NCAP, a Renault brasileira providenciou uma série de reforços estruturais em seu hatch compacto (que acrescentaram 140 quilos ao veículo), além de equipá-lo com airbags frontais, laterais e sistema Isofix para fixação de assentos infantis.


Durante o impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista foi considerada boa. Já a proteção ao peito do motorista foi marginal, enquanto a do acompanhante recebeu proteção adequada por parte dos sistemas de retenção (airbag e cinto de segurança). Devido ao impacto contra estruturas no painel, os joelhos do motorista e do acompanhante obtiveram proteção marginal. As tíbias do motorista receberam proteção adequada e marginal, enquanto as do acompanhante foram adequadas. A área dos pés foi considerada estável, apresentando deformação insignificante, sendo que os pés dos dummies (bonecos) receberam boa proteção.

A estrutura do habitáculo foi considerada estável, sem intrusões significativas.No impacto lateral, o airbag de tórax proporcionou proteção fraca ao peito, porém, registrou-se proteção adequada ao abdome e à cabeça, e boa à pélvis. Como o Kwid não tem airbag de cabeça, o impacto lateral de poste não foi realizado. Vale lembrar alguns modelos nacionais que foram bem mal nos testes de colisão do Latin NCAP e custam bem mais que os R$ 29.990 iniciais cobrados pelo Kwid: o Peugeot 208 (a partir de R$ 52.990, que quando foi trazido para o Brasil perdeu reforços estruturais presentes no projeto europeu, ganhou apenas duas estrelas para proteção a adultos e três para crianças; o Ford Ka (R$ 43.780) obteve nota zero para adultos e três para crianças; já o Chevrolet Onix (R$ 42.190), o modelo mais vendido do Brasil, também ganhou nota zero para adultos e três para crianças.