De pouco em pouco, a Renault vai revelando os detalhes do Kardian, o seu novo SUV compacto. Em agosto, foi divulgado o nome e algumas imagens do exterior do modelo. Agora, foi a vez do interior do veículo, que acaba de aparecer em nova imagem divulgada pela marca (esta do topo da matéria).
Ainda que escurecida, a foto adianta alguns do equipamentos que estarão presentes na cabine do novo Renault Kardian, como ar-condicionado digital e freio de estacionamento eletrônico. Além disso, no comunicado oficial, a marca também confirmou algumas informações sobre os recursos internos do veículo.
A alavanca de câmbio do Renault Kardian, por exemplo, como pode ser vista na imagem, será mais curta e do tipo “e-shifter”, permitindo trocas de marchas por meio de um simples toque na manopla. No restante do console central, sobra espaço para porta-objetos e porta-copos.
A central multimídia aparece com uma tela de 8 polegadas, a qual oferecerá conexão com Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade de fio. Já o volante do Renault Kardian, que tem comandos do piloto automático, aparece na imagem com a nova logomarca da Renault, que tem o losango formado por listas cromadas.
Por fim, outro detalhe interessante do Renault Kardian é a faixa luminosa instalada sobre um dos painéis das porta do motorista. Segundo a Renault, esse acabamento poderá ser personalizado por meio do sistema multi-sense. Com ele, o condutor pode "cada dia escolher um dos diferentes ambientes luminosos internos e estilos de condução".
Agora, para mais informações sobre o novo Kardian, o que nos resta é aguardar até o dia 25 de outubro, quando o modelo será oficialmente apresentado.
O que já sabemos sobre o Renault Kardian
O Renault Kardian é um hatch aventureiro que deverá ser classificado como um SUV compacto. Conforme as imagens de patente registradas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a carroceria do modelo será exatamente a do Dacia Sandero ou Stepway.
O modelo nem mesmo deve receber aquela transformação básica de hatches em SUVs, que mantém a porção central do veículo base e encaixa dianteira e traseira mais altos e encorpados. O Renault Kardian será construído sobre a plataforma CMF-B, o que pode resultar em evolução na segurança e tecnologia.
A grande novidade do Renault Kardian será a estreia do motor 1.0 turbo, com injeção direta de combustível, que na Europa tem 115cv de potência e 20,4kgfm de torque. Esse motor será fabricado no Brasil, ganhando tecnologia flex que poderá resultar em um pequeno aumento desses números. Esse motor fará um improvável par com um câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas, também com produção nacional. As versões de entrada devem trazer sob o capô o velho motor 1.6, com até 118cv e 15,9kgfm.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!